terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES): INSCRIÇÕES ABERTAS

Já estão abertas as inscrições para a solicitação de financiamento dos estudos em cursos de nível superior. Para se candidatar, o estudante deve estar matriculado em curso de graduação particular, que tenha obtido conceito maior ou igual a 03 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. O aluno precisa também ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O pretendente deve acessar o Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFies - http://sisfiesaluno.mec.gov.br) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, deve digitar seu CPF, data de nascimento, um endereço de correio eletrônico válido e cadastrar uma senha, que será utilizada sempre que acessar o sistema. Depois disso, o candidato receberá uma mensagem para validação do cadastro.
Depois, deve acessar o SisFies e se inscrever, informando dados pessoais, do curso e da instituição e informações sobre o financiamento solicitado. Nesse momento, deve escolher se quer financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil e a agência de sua preferência.
Feita a inscrição, o aluno deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até dez dias corridos, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é a responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações fornecidas pelo candidato.
Validadas as informações, a comissão emitirá o documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o candidato deve procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil (conforme sua escolha) para formalizar, uma vez atendidas as normas do Fies, a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até, no máximo, vinte dias corridos depois da conclusão da inscrição.
Mais informações - página eletrônica do Fies, no portal do Ministério da Educação: www.mec.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: english.heacademy.ac.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário