terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ÁGUA EM NITERÓI: SE ECONOMIZAR... TALVEZ NÃO VÁ FALTAR!

A empresa concessionária Águas de Niterói comunicou recentemente que, devido ao calor, aumentou o consumo de água na cidade. E mais, aliado à estiagem que vem se prolongando há longo tempo, nós moradores precisamos economizar água, sob pena de haver racionamento. Com o sistema já operando a plena capacidade, as partes mais elevadas do município já estão sofrendo com o problema porque a água fica sem força para alcançar os locais mais altos da rede. Para nosso próprio bem, parece-me que devemos economizar.
Entretanto, a meu ver faltou examinar uma questão de alta gravidade que não compete a nós moradores e sim ao poder público: há alguns anos, a Prefeitura vem autorizando a construção desordenada de mega-prédios em Niterói, tornando-a descaracterizada, com a vinda de milhares e milhares de novos moradores, atraídos pela propaganda da alta qualidade de vida da cidade. Com isso, o trânsito ficou insuportável, dutos de água e esgoto “vira e mexe” se rompem e vazam no asfalto e luz já começa a faltar. O imenso número de prédios dificultam a circulação do ar e os novos veículos automotores nas ruas contribuem para o aumento do calor e muitos outros malefícios.
Na atualidade, será que algum de nós ainda considera realmente Niterói uma cidade com alta qualidade de vida? Não desejo que concordem ou discordem com o que está sendo dito. Peço apenas aos interessados - se não em suas próprias vidas, mas, pelo menos, pela de seus filhos, netos e semelhantes – que questionem, investiguem, percebam e atuem. A omissão é um dos piores crimes que podemos cometer em nossas chamadas vidas. A Vida, a Verdadeira, tem suas próprias Leis e certamente irá nos cobrar, aqui e agora, por nossas ações e omissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário