segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ACNE NA ADOLESCÊNCIA

Na fase da adolescência, cerca de 90% dos jovens é marcada pela acne, uma doença crônica de pele resultante de influências hormonais e genéticas.
A doença se manifesta, principalmente, na face e no tronco, áreas ricas em glândulas sebáceas. Em alguns casos, o quadro pode se tornar muito intenso.
As manifestações da acne são variadas de acordo com o grau das lesões. Podem se apresentar como comodões (cravos), pápulas (lesões avermelhadas, eritematosas e altas), pústulas com presença de pus, nódulos e obsessos (lesões profundas e endurecidas).
Embora as acnes não sejam graves, causam conseqüências psicológicas para os seus portadores que se sentem menos aceitos na sociedade e com baixa auto-estima. Quando necessário deve ser fornecido um suporte psicológico.
A acne pode ser prolongada ou não, dependendo do tratamento a ser adotado para cada tipo de pele. O tratamento pode ser com medicamento de uso local, ou dependendo da intensidade do quadro, podem ser usados remédios via oral, geralmente antibióticos para controlar a infecção.
Para que haja uma melhora rápida, é preciso que o paciente faça um trabalho médico-esteticista, pois a esteticista pode também fazer alguns procedimentos que ajudam muito no resultado dos medicamentos.
Maria José Nascimento
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós - graduada em Estética e Cosmetologia
Tel.: (21) 2611-5503/9777-3377

Nenhum comentário:

Postar um comentário