quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MERCADO DE SÃO PEDRO (4) - Nenhum trabalho e muito sabor

Limpar peixe em casa, só em outros tempos; hoje o freguês acompanha, de perto, o peixeiro lidando com a faca afiada. Em poucos minutos o produto, livre de escamas e vísceras, está nas mãos do comprador: inteiro, em postas ou filé irá satisfazer paladares do mais simples ao mais sofisticado.
Quem prefere ficar longe do fogão nos fins de semana pode matar o desejo ali mesmo, no mercado; é só pegar a mercadoria e subir a escada. Os restaurantes preparam os produtos adquiridos no local. O local, sem nenhum luxo, tem compromisso com o sabor da comida e a bebida gelada. O cliente pode optar pela praça de alimentação ou por restaurante com ar refrigerado. A partir de onze horas, na praça de alimentação, encontrar mesa não é tarefa simples. Até passar por entre elas é complicado. Mas tudo acontece sem “stress” nem confusão. Para Helena e Gildo Soares a espera vale a pena: “stress é fazer peixe em casa. Não rola de jeito nenhum,” diz Helena. Gildo completa: “Se a gente não vem aqui, quem vai para a cozinha lavar os pratos sou eu. Hoje estamos só nós, mas normal é trazer os dois filhos e as namoradas. Mas eles estão de férias. Um bom peixe com chopp, tem programa melhor?”, indaga.
O restaurante Bom Peixe é um que dispõe de ar refrigerado. No cardápio consta moqueca, peixe à brasileira, bobó de camarão, caldeirada e sopa Leão Velozo. Lagosta e polvo, só o freguês levando. E Carla, gerente da casa, alerta: “polvo é trabalhoso e demorado para ser feito”. Para acompanhar a refeição ela explica: “Mesmo com o calor muitas pessoas estão pedindo vinho.” Como o dia no mercado começa cedo, o Bom Peixe abre às oito horas, já pronto para atender aos clientes.
No Esposend, restaurante passado de pai para filho, o prato que mais sai é a moqueca. “Nós trabalhamos mais com o dourado, mas o freguês pode escolher outro peixe”, explica o João, pai de Carlos Henrique, dono atual. Segundo João, Romário e Derci Gonçalves já passaram pelo restaurante.
Imagem: Área dos restaurantes na hora do almoço (foto Rafael Sardenberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário