domingo, 13 de fevereiro de 2011

COCEIRA E ALERGIA NOS CÃES

Lidar com um animal de estimação se coçando pode ser uma experiência extremamente frustrante para os proprietários e pode verdadeiramente testar os limites da ligação humano-animal. O morder e coçar persistente do animal pode resultar em auto-escoriações graves. As causas mais comuns de prurido se enquadram em dois grupos: parasitas externos e alergias. Os parasitas externos que mais comumente causam dermatites e prurido incluem as pulgas e a sarna sarcóptica. Recomendamos sempre o controle preventivo das pulgas e carrapatos, pois estes podem piorar muito os problemas alérgicos dos cães.
A alergia é um estado de hipersensibilidade em que a exposição a uma substância inofensiva induz o corpo a reagir de forma excessiva. A incidência das alergias tem aumentado nos seres humanos e em seus animais de estimação. Pessoas com alergias geralmente apresentam sintomas de complicações respiratórias, enquanto que os cães manifestam mais comumente os efeitos da hipersensibilidade na forma de problemas de pele. Embora exista uma variedade enorme de apresentações, podem ser vistas infecções de pele e ouvido, vermelhidão, prurido e perda de pêlos.
Os tipos mais comuns de alergias em cães são: 1) Alergia à picada de ectoparasitos – Para o paciente alérgico à picada de pulgas e carrapatos, o controle total de tais ectoparasitos é essencial para que o animal permaneça livre de sintomas. A alergia é causada pela saliva da pulga e/ou do carrapato e são necessárias apenas algumas mordidas para induzir o problema. Devido a tal alergia ser a mais comum, recomendamos que o controle dos ectoparasitos seja instituído antes de se prosseguir com o diagnóstico para outras alergias. 2) Alergia alimentar – Alguns cães desenvolvem hipersensibilidades específicas aos componentes de suas dietas. O diagnóstico da alergia alimentar exige que o animal seja testado com dietas especiais que contenham somente ingredientes hipoalergênicos, durante cerca de 10 a 16 semanas. 3) Dermatite atópica (ATOPIA) – A atopia é uma predisposição genética a desenvolverem-se problemas de pele pela exposição a uma variedade de substâncias comuns como o pólen, gramas e plantas, ácaros, poeira da casa e esporos do mofo entre outros.
Infecções bacterianas e fúngicas, embora secundárias à alergia, podem causar um aumento intenso de prurido. O tratamento em longo prazo com antibióticos e/ou anti-fúngicos é exigido, geralmente, junto com programas de banhos medicamentosos e anti-alérgicos.
Infelizmente, não há nenhuma cura para a alergia e esse é geralmente um problema para toda a vida. Nossa intenção é procurar controlar as alergias e melhorar a qualidade de vida para o proprietário e principalmente para o animal de estimação.
Glauber Leal Martins – CRMV-RJ 9658
e-mail: glaubervet@yahoo.com
Imagem: iknow2.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário