sábado, 30 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO: “O TEMPO E O VENTO”

O Espaço Cultural do Banco Central no Rio de Janeiro apresenta a exposição “O Tempo e o Vento”, das artistas Christina Hermes, pinturas em acrílica sobre tela, e Margarida Barroso, esculturas.
O Tempo – Chronos, o mais velho dos deuses gregos, era o senhor do tempo. Era ele quem regia a vida e a morte dos homens e demais deuses. Obedientes a ele, todos os seres do planeta vivem, ainda hoje, sob suas determinações. O tempo é o grande regente do comportamento humano, do tempo de plantar e colher, de rir e chorar, de trabalhar e festejar.
As telas de Christina Hermes nos transmitem, de maneira colorida e feliz, a passagem das quatro estações do ano, regidas pela ação do tempo, que determina as mudanças e os comportamentos do dia-a-dia. Tempo de sol, tempo de chuva, tempo de trabalhar e de descansar. A característica básica de sua obra são os guarda-chuvas, que oferecem proteção e abrigo às mudanças ocasionadas pelas variações climáticas, regidas pela ação do tempo.
Christina Hermes participou, entre 1984 e 2010, de nove exposições individuais e de onze coletivas, no Brasil e no exterior. Já teve seu trabalho publicado em diversos anuários e catálogos sobre arte.
O Vento – Para os antigos gregos, quatro eram os ventos que percorriam a terra, provocando mudanças climáticas e comportamentos no cotidiano humano. Bóreas, o selvagem vento norte. Noto, o úmido e quente vento sul. Euro, o vento Leste. Zéfiro, o favorável vento oeste. Selvagens e respeitados eles agiam na natureza e brincavam com os quatro elementos. Em suas andanças moldavam sobre a superfície da terra verdadeiras obras de arte.
Em homenagem a esses escultores celestiais, Margarida Barroso, nos apresenta suas esculturas, que parecem seres diáfanos que dançam ao som de uma melodia suave e harmoniosa, embalados pela ação do vento. Sem forma definida, mas ao mesmo tempo forte e concreta, as esculturas parecem ter sido concebidas pelas mãos dos quatro ventos da natureza.
Margarida Barroso começou, em 1984, a trabalhar esculturas em argila, sob a orientação do escultor e professor Estevam Biandani. Desde então já participou de diversas exposições coletivas e individuais.

Serviço
Curadoria: Vagner Aniceto
Vernissage: 3 de maio de 2011, a partir das 17 horas.
Exposição: 4 a 27 de maio de 2011, das 9h às 16h30 (segunda a sexta-feira).
Local: Espaço Cultural do Banco Central do Brasil no Rio de Janeiro.
Av. Presidente Vargas, 730 – Subsolo – Centro.
Entrada Franca.
Informações: (21) 2189-5327/5282/5469/5338 ou e-mail: eventosrj@bcb.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário