sábado, 30 de abril de 2011

ESPORTE DEVE SER USADO NA EDUCAÇÃO

O Rio de Janeiro sediou, em 2007, os Jogos Pan-Americanos, reunindo os 43 países do continente e isso contribuiu para confirmar o Brasil como sede da Copa-2014. Agora, mais do que nunca, precisamos nos voltar para o esporte como possibilidade de uma melhoria na qualidade de vida de nossa população. E isso é possível.
Hoje é crescente a insegurança da população com o nível de violência envolvendo crianças e jovens que caem nas malhas das drogas e da criminalidade. Mesmo que as causas não sejam esclarecidas – se a família, a falta de escola ou de perspectiva de vida – o que importa é solucionar ou, pelo menos, minimizar essa questão. E a prática esportiva pode ser o antídoto para os males da individualização e do distanciamento humano. Ao colocar todo o corpo para trabalhar, o esporte proporciona saúde e bem-estar físico. Através do convívio social, promove o bem-estar mental.
O esporte precisa fazer parte do cotidiano de nossas crianças e jovens em todos os espaços sociais mas, principalmente, em todas as instituições escolares.
Clubes e escolinhas oferecem aulas dos mais variados esportes, porém as famílias de baixa renda têm dificuldade em arcar com mais essa despesa, na educação de seus filhos. Os projetos sociais surgem como mais uma opção de fazer do esporte um caminho para que os jovens em situação de risco tenham oportunidade de uma vida melhor.
Criados por anônimos e até mesmo por personalidades, espalham-se pelo Brasil projetos como o dos irmãos Grael (foto) e da triatleta Fernanda Keller. Porém esses projetos, apesar de estarem funcionando bem, não conseguem atender à enorme demanda que aguarda uma oportunidade para mudar sua perspectiva de vida.
No Brasil, uma grande parcela da população vive abaixo da linha da pobreza determinada pela ONU. Por isso mesmo, é preciso dar maior alcance a esses projetos. E, nesse sentido, a escola pública é o espaço mais apropriado. É no ambiente escolar que um grande número de crianças e jovens, carentes de oportunidade, convivem diariamente. Desenvolvendo esses projetos dentro de todas as escolas, investindo em professores de Educação Física que sejam capazes de observar o talento dos alunos para treiná-los ou encaminhá-los a locais onde possam desenvolver suas aptidões, os resultados serão surpreendentes. Isto, sem falar que o esporte contribuirá para fazer da escola um espaço mais atraente para o aluno.
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário