quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE

Lançado na última quinta-feira (7), o programa Academia da Saúde visa estimular a criação de espaços adequados para prática de atividade física e de lazer e faz parte das estratégias do governo federal para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. O programa prevê a implantação de espaços para atividades individuais e coletivas, com a orientação de profissionais qualificados. Podem ser modalidades como ginástica, capoeira, dança e jogos esportivos, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato.
Também podem ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física. Outra iniciativa é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para jogos de salão (dominó, baralho, dama e xadrez). “Essas áreas são atrativas para pessoas idosas, especialmente homens, mas podem ser utilizadas como complementar das atividades recreativas com crianças”, sugere a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, do Ministério da Saúde, sugere Deborah Malta.
O projeto é baseado em iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Recife, Aracaju e Belo Horizonte. As ações do programa serão articuladas em parceria com os estados, municípios e Poder Legislativo. O desenvolvimento das ações contará com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cada NASF pode ter até três polos do programa vinculados ao núcleo.
Indicadores – De acordo com dados de 2009, pesquisados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 16,4% dos adultos são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento diário ou em atividades como a limpeza da casa e trabalho pesado. A pesquisa também mostrou que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, cinco vezes ou mais na semana.
Para participar, o município precisa manifestar adesão ao programa pelo endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/, em até 30 dias, a partir da publicação da Portaria de criação do Programa Academia da Cidade.
Fonte: Secom.
Imagem: myamazingfact.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário