sexta-feira, 15 de abril de 2011

UPPES SE REÚNE COM SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

UPPES insiste em encontro com técnicos da Secretaria de Educação no reajuste salarial
do magistério no mês de maio.
Em 14 de abril passado, a UPPES realizou encontro na Casa do Professor, em Niterói, com representantes da Secretaria Estadual de Educação.
O cumprimento da lei da data-base que determina o reajuste salarial dos servidores públicos, incluindo o magistério, todo o mês de maio, foi a principal reivindicação apresentada pela presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, no encontro. Além dos técnicos do Governo Estadual, participaram professores representantes de 15 municípios, além de outros que compareceram representado colegas de 26 escolas da rede.
Impedido de comparecer, o secretário de educação Wilson Risolia, fez questão de manter o encontro com os professores, alegando que muitos assuntos poderiam ser inclusive, melhor discutidos e esclarecidos pela equipe de Gestão de pessoas.
Participaram professores de escolas do interior do estado como Sumidouro, Macuco, Bom Jardim, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Cordeiro, Cabo Frio, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, entre outros.
A presidente da UPPES, professora Teresinha Machado da Silva, destacou a importância da participação sindical. “O Sindicato está trabalhando dentro das suas possibilidades, mas precisamos da participação e agregar mais pessoas nessa luta para que possamos ter a força que gostaríamos de ter”, afirmou. Para a educadora é preciso que o estado cumpra as obrigações salariais do mês de maio. “Esperamos que o governo cumpra a lei da data-base. A questão salarial ainda é a principal reivindicação da categoria. O Brasil tem crescido muito em diversos aspectos, mas tenho certeza que ele cresceria mais se valorizasse o professor”, disse.
Para a professora Teresinha, é importante a participação do professor em todos os momentos. Ela ainda reiterou para que a categoria continue participando, enviando e-mails, reclamações e sugestões à UPPES. “Espero que continuem nos enviando suas reivindicações, pois todas serão encaminhadas a Secretaria de Educação, o retorno do professor é muito importante”, frisou.
A reunião
A reunião teve início às 9h30 com término previsto para 13h, mas devido ao número expressivo de professores com dúvidas e reivindicações se estendeu até 16h30. O espaço a palavra foi aberto para todos os professores presentes.
Pela Secretaria de Educação estiveram presentes o subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker Junior; a superintendente de Gestão de Pessoas, Patrícia Helena Reis: e o subsecretário de Rede de Ensino, Antônio José Vieira de Paiva Neto. Estiveram presentes no encontro cerca de 150 professores da rede pública estadual que aproveitaram o espaço para apresentar dúvidas e encaminhar reivindicações à secretaria. Os técnicos se comprometeram a levar e analisar todas as reivindicações.
O professor Henrique Telles apresentou carta, com adesão de 50 professores, que não estão satisfeitos com o programa de meritocracia, juntado-se a outros com a mesma opinião, conforme enquete realizada pelo sindicato. “Nas pesquisas da UPPES e em outras manifestações constatamos a rejeição à meritocracia por parte dos professores. Não se pode contestar o que é fato”, afirmou.
Foto: Marcelo Motta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário