quarta-feira, 13 de abril de 2011

DOR OROFACIAL – BRUXISMO E OUTRAS CAUSAS.

É grande o número de pessoas que sofrem com a dor entre o crânio e a mandíbula na articulação temporomandibular (ATM) que é uma articulação de grande complexidade. Normalmente o paciente procura ajuda de um profissional quando a dor já está presente que além do sofrimento diminui a sua qualidade de vida tanto no ponto de vista social como profissional.
A Dra. Agnes Luciana S. de Mendonça, de Niterói (RJ) é uma das fisioterapeutas que vem se destacando no tratamento das disfunções temporomandibulares (DTM) e dor orofacial. Ela ressalta a importância do trabalho multidisciplinar em especial com o odontólogo, mas às vezes é necessária a atuação de um fonoaudiólogo ou psicólogo.
A fisioterapia tem dado uma enorme contribuição no combate da DTM e demais dores e distúrbio orofacial, seja no tratamento ou no campo científico. Para isso, utiliza técnicas de terapia manual intra e extra oral, mobilização articular e muscular, R.P.G., recursos eletrotermoterápicos (ultrassom, laser, TENS, calor, frio).
Os sinais e sintomas são vários como: Cefaléia, dificuldade ao abrir e fechar a boca, dores e zumbidos no ouvido, estalidos constantes durante os movimentos bucais, dores no pescoço podendo se expandir para o meio das costas e cintura, tonteiras, cansaço e rigidez nos músculos da face e do pescoço entre outros.
As causas da DTM também são variadas, as principais são: Repetição constante de hábitos para-funcionais (errados) como: Bruxismo (que leva ao ranger dos dentes, a má oclusão e ao desequilíbrio da articulação), apertamento dentário diurno, morder unhas, morder canetas e outros objetos e alimentos duros, mascar chicletes, dormir com a mão no queixo, etc. além das alterações emocionais e/ou neurológicas.
A má postura e os problemas pré-existentes na coluna vertebral podem ser citados em destaque como uma das grandes causas deste distúrbio articular.
Dra. Agnes Luciana Souza de Mendonça - Fisioterapeuta
Especialistas em Disfunções temporomandibulares (DTM) e R.P.G. Original
Pós-graduada em traumo-ortopedia com ênfase em anatomia e biomecânica
Tel: (21) 8787.6422- agneslucianafisio@gmail.com – www.fisioterapiadtm.com.br

Um comentário: