sábado, 30 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO: “O TEMPO E O VENTO”

O Espaço Cultural do Banco Central no Rio de Janeiro apresenta a exposição “O Tempo e o Vento”, das artistas Christina Hermes, pinturas em acrílica sobre tela, e Margarida Barroso, esculturas.
O Tempo – Chronos, o mais velho dos deuses gregos, era o senhor do tempo. Era ele quem regia a vida e a morte dos homens e demais deuses. Obedientes a ele, todos os seres do planeta vivem, ainda hoje, sob suas determinações. O tempo é o grande regente do comportamento humano, do tempo de plantar e colher, de rir e chorar, de trabalhar e festejar.
As telas de Christina Hermes nos transmitem, de maneira colorida e feliz, a passagem das quatro estações do ano, regidas pela ação do tempo, que determina as mudanças e os comportamentos do dia-a-dia. Tempo de sol, tempo de chuva, tempo de trabalhar e de descansar. A característica básica de sua obra são os guarda-chuvas, que oferecem proteção e abrigo às mudanças ocasionadas pelas variações climáticas, regidas pela ação do tempo.
Christina Hermes participou, entre 1984 e 2010, de nove exposições individuais e de onze coletivas, no Brasil e no exterior. Já teve seu trabalho publicado em diversos anuários e catálogos sobre arte.
O Vento – Para os antigos gregos, quatro eram os ventos que percorriam a terra, provocando mudanças climáticas e comportamentos no cotidiano humano. Bóreas, o selvagem vento norte. Noto, o úmido e quente vento sul. Euro, o vento Leste. Zéfiro, o favorável vento oeste. Selvagens e respeitados eles agiam na natureza e brincavam com os quatro elementos. Em suas andanças moldavam sobre a superfície da terra verdadeiras obras de arte.
Em homenagem a esses escultores celestiais, Margarida Barroso, nos apresenta suas esculturas, que parecem seres diáfanos que dançam ao som de uma melodia suave e harmoniosa, embalados pela ação do vento. Sem forma definida, mas ao mesmo tempo forte e concreta, as esculturas parecem ter sido concebidas pelas mãos dos quatro ventos da natureza.
Margarida Barroso começou, em 1984, a trabalhar esculturas em argila, sob a orientação do escultor e professor Estevam Biandani. Desde então já participou de diversas exposições coletivas e individuais.

Serviço
Curadoria: Vagner Aniceto
Vernissage: 3 de maio de 2011, a partir das 17 horas.
Exposição: 4 a 27 de maio de 2011, das 9h às 16h30 (segunda a sexta-feira).
Local: Espaço Cultural do Banco Central do Brasil no Rio de Janeiro.
Av. Presidente Vargas, 730 – Subsolo – Centro.
Entrada Franca.
Informações: (21) 2189-5327/5282/5469/5338 ou e-mail: eventosrj@bcb.gov.br


ENERGIA VERDE

Eike Batista sai mais uma vez na frente e se torna o primeiro empresário brasileiro a investir na energia a partir da captação de luz solar. A usina de Tauá, no Ceará, é a única na América do Sul a operar nesse sistema e vai atender inicialmente 1.500 residências. É pouco? Mas é o começo.
Imagem: blogdocrato.blogspot.com

ESPORTE DEVE SER USADO NA EDUCAÇÃO

O Rio de Janeiro sediou, em 2007, os Jogos Pan-Americanos, reunindo os 43 países do continente e isso contribuiu para confirmar o Brasil como sede da Copa-2014. Agora, mais do que nunca, precisamos nos voltar para o esporte como possibilidade de uma melhoria na qualidade de vida de nossa população. E isso é possível.
Hoje é crescente a insegurança da população com o nível de violência envolvendo crianças e jovens que caem nas malhas das drogas e da criminalidade. Mesmo que as causas não sejam esclarecidas – se a família, a falta de escola ou de perspectiva de vida – o que importa é solucionar ou, pelo menos, minimizar essa questão. E a prática esportiva pode ser o antídoto para os males da individualização e do distanciamento humano. Ao colocar todo o corpo para trabalhar, o esporte proporciona saúde e bem-estar físico. Através do convívio social, promove o bem-estar mental.
O esporte precisa fazer parte do cotidiano de nossas crianças e jovens em todos os espaços sociais mas, principalmente, em todas as instituições escolares.
Clubes e escolinhas oferecem aulas dos mais variados esportes, porém as famílias de baixa renda têm dificuldade em arcar com mais essa despesa, na educação de seus filhos. Os projetos sociais surgem como mais uma opção de fazer do esporte um caminho para que os jovens em situação de risco tenham oportunidade de uma vida melhor.
Criados por anônimos e até mesmo por personalidades, espalham-se pelo Brasil projetos como o dos irmãos Grael (foto) e da triatleta Fernanda Keller. Porém esses projetos, apesar de estarem funcionando bem, não conseguem atender à enorme demanda que aguarda uma oportunidade para mudar sua perspectiva de vida.
No Brasil, uma grande parcela da população vive abaixo da linha da pobreza determinada pela ONU. Por isso mesmo, é preciso dar maior alcance a esses projetos. E, nesse sentido, a escola pública é o espaço mais apropriado. É no ambiente escolar que um grande número de crianças e jovens, carentes de oportunidade, convivem diariamente. Desenvolvendo esses projetos dentro de todas as escolas, investindo em professores de Educação Física que sejam capazes de observar o talento dos alunos para treiná-los ou encaminhá-los a locais onde possam desenvolver suas aptidões, os resultados serão surpreendentes. Isto, sem falar que o esporte contribuirá para fazer da escola um espaço mais atraente para o aluno.
Imagem: Rafael Sardenberg

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O QUE SERÁ DO CAIO MARTINS? DEPENDE DE NÓS.

Quem vive em Niterói, convive, quase que diariamente, com vazamentos de água nas ruas, bueiros de esgoto explodindo etc. O trânsito insuportável para os veículos em praticamente toda a cidade. Em Camboinhas, se pretende construir mais de 600 apartamentos.
Há pouco, com a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, a mídia, em geral, divulgou que o Governo Estadual “esperneou” contra a perda de “royalties” da exploração de petróleo que seriam repassados, em parte, para estados não produtores, e o Sr. Governador praticamente afirmou que os citados eventos seriam inviabilizados no Estado do Rio. Obras estavam sendo efetuadas pelo Governo para melhorar as condições do Complexo Caio Martins e as placas no local (se lembram?) não nos deixam mentir. Surpreende-nos agora ver e ouvir a mídia divulgando as pretensões do Governo Estadual em até vender o Estádio do Caio Martins ou disponibilizá-lo para que a iniciativa privada o assuma e realize obras de melhoria.
Se observarmos, com um mínimo de atenção, veremos que Niterói, como várias cidades médias ou grandes não contém quase espaços para nossos filhos ou netos sequer brincarem ou se exercitarem. Por que, ao invés de vender patrimônio público que pode ser aproveitado para melhorar a saúde de nossas crianças e jovens, o Governo não se mobiliza para obter recursos públicos para melhorar o local? Não pretendo ser guru de ninguém. Para mim, cada ser humano é responsável por tudo aquilo que lhe acontece e a toda a humanidade. Por isso estou escrevendo este alerta. Será que mais uma vez, por comodismo e omissão, vamos ser cúmplices de algo que pode ser tão prejudicial a nossos filhos e/ou netos?
Não tenho partido, nem quero graças a Deus. Pretendo ter como guia a verdade dos fatos. Os que acham que estou escrevendo bobagens, joguem-nas no lixo. Mas, aqueles que sentem que estamos caminhando neste município, literalmente para a insustentabilidade de nossa própria condição de vida, por favor atuem!

PARA OUVIR OU DANÇAR - RESTAURANTE JAMBEIRO

Para quem gosta de ouvir música de qualidade ao vivo ou dançar , uma boa opção é o Restaurante Jambeiro, que nesta sexta-feira terá apresentações de Denise Santi e Wilson Moura, e no sábado, Paulo Pasioli e Denise, ambas às 21h.
O Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 131,  Ingá, Niterói.
Mais informações pelos tels. 2717-7393/2719-9893.
Imagem: flickr.com

MAIS RÁPIDO, MAIS PERIGOSO

O corredor viário da Alameda (foto) completou um ano. A meta de diminuir o temo de viagem dos usuários foi atingida porém o número de acidentes cresceu em 14,6%. Onde está a falha: no projeto ou no desrespeito às normas de trânsito? É preciso “frear” os sinistros.
Imagem: noticias.r7.com
 

ISABEL E MARTINE: PARCERIA NA VELA

Juntas desde 2009, a medalhista olímpica de bronze da Vela em Pequim-2008, Isabel Swan e Martine Grael (foto, direita e esquerda, respectivamente), têm alternado os treinamentos para as provas da Classe 470 entre o Rio Yacht Club, na enseada de São Francisco, em Niterói, e a costa de Búzios, na Região dos Lagos.
O foco das duas em 2011 é principalmente a disputa dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, em julho.
Imagem: Fred Hoffmann/ZDL

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO FRANCESA 2011 - ALIANÇA FRANCESA

Interprete uma canção de Serge Gainsbourg à sua escolha, envie-nos a gravação e concorra a uma semana em Paris!
Realizado no Brasil pelo segundo ano consecutivo, o Festival da Canção Francesa está com inscrição aberta até o dia 20 de maio. Promovido pela Aliança Francesa, o Festival da Canção traz um homenageado de peso. Em 2011, O músico, cantor e compositor francês Serge Gainsbourg (foto) – o último dia 02 de março foi marcado pelos 20 anos de sua morte – terá suas obras revisitadas pelos candidatos do Festival da Canção Francesa. Um artista à frente de seu tempo, além de músico, Serge foi pintor, ator, diretor de cinema. Autor de uma irreverente e polêmica obra, Serge Gainsbourg se tornou um verdadeiro patrimônio da cultura popular francesa. Em homenagem à memória deste artista de obra tão rica e inspiradora, o Festival da Canção Francesa escolheu o tema da sua edição de 2011. A final nacional está programada para o dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro.
Mais informações no site da Aliança Francesa de Niterói www.afniteroi.com.br
Solte sua voz e participe!
Imagem: cedida por Nicolas Duvialard 

OAB-NITERÓI COMEMORA O DIA DO TRABALHO COM TRÊS DEBATES

A OAB Niterói programou três debates para comemorar o Dia do Trabalho. Com a coordenação de Marcelo Gomes Cruz, representante da entidade junto à Justiça do Trabalho, e Waltair Costa de Oliveira, presidente da Comissão de Relações de Trabalho, no dia 2 de maio, às 18 horas, será discutido o “Cooperativismo”, com as participações do desembargador José Geraldo da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região-RJ; do advogado Ronaldo Chaves Gaudio, e do coordenador do Conselho Técnico e de Ética Profissional (COTEP), da Unimed Leste Fluminense, Hamilton Nunes de Figueiredo.
Já no dia 3, também às 18 horas, o tema em debate será “Trabalho Terceirizado”, com o desembargador Cesar Marques Carvalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região-RJ; Reginaldo Costa e Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí; e o advogado trabalhista Silvio Soares Lessa, presidente da Comissão Eleitoral da OAB-RJ.
Para encerrar, no dia 4, às 10 horas, a Comissão de Previdência Social, presidida por João Góes, enfocará “Aposentadoria: a questão da desaposentação e do fator previdenciário”. Participam do encontro, o juiz federal Fábio Souza, o advogado Teodoro Ricardo Selva de Mello, da Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Municípios de Niterói e São Gonçalo; Fernando Mascarenhas dos Santos, gerente executivo do INSS em Niterói.
Os debates acontecem no auditório da OAB Niterói, na sede da entidade.
Imagem: clickpb.com.br

EM INICIATIVA PIONEIRA, OAB-NITERÓI CRIA CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA APLICAÇÃO PRÁTICA DO PROCESSO ELETRÔNICO

A OAB Niterói inaugura, em junho, o Centro de Inclusão Digital para aplicação prática do processo eletrônico. Tem a proposta de orientar os advogados a entrar na Justiça virtual, retirar a certificação eletrônica, se cadastrar nos vários tribunais e enviar o processo digitalmente.
A inédita proposta da entidade surgiu em virtude da dificuldade de muitos profissionais em navegar na internet e se familiarizar com a modernização judicial. Na central de prática em processo eletrônico, que funcionará na sede da OAB Niterói, o advogado poderá tirar suas dúvidas e fazer a inclusão digital com ajuda de um instrutor.
"Observei as dificuldades dos advogados quando chegam diante da máquina, apesar de já estarem familiarizados com o peticionamento eletrônico através das aulas teóricas", disse Antonio José Barbosa da Silva, presidente da OAB Niterói. Ele entende que com os ensinamentos práticos o processamento digital se tornará mais fácil e sem obstáculos. Lembrou que a iniciativa da instituição conta com o apoio importante dos presidentes da OAB-RJ, Wadih Damous, e da Caarj, Felipe Santa Cruz.
Imagem: clickpb.com.br

quarta-feira, 27 de abril de 2011

BISTRÔ MAC MUSICAL APRESENTA CLAUDIO ZOLI

O Bistrô MAC recebe o show do cantor e guitarrista CLAUDIO ZOLI, na quinta-feira, dia 26 de maio, às 21h. No repertório, grandes sucessos do cantor e composições inéditas, que fazem parte do seu próximo disco. A apresentação é em comemoração aos 25 anos de carreira do artista, que não se apresenta na cidade, com sua banda e seu show, há três anos.
Claudio Zoli nasceu e foi criado em São Gonçalo, Rio de Janeiro, ouvindo a nata da música Black: Steve Wonder, Marvin Gaye e Tim Maia. Começou a cantar e tocar violão ainda garoto. Sua estréia como cantor aconteceu aos 17 anos de idade, na banda de Cassiano, que se tornaria uma referência, principalmente na sua forma de compor. Em 1982, ajudou a fundar a Banda Brylho, que no ano seguinte estourou nacionalmente a música no estilo soul-reggae, "A Noite do Prazer". Com o fim do grupo em 85, começou uma bem-sucedida carreira solo. Três anos depois, novo sucesso, quando a cantora Marina gravou a música "A Franceza", parceria de Zoli com Antônio Cícero (irmão da cantora). Logo em seguida, Elba Ramalho emplacou nas rádios outro sucesso de Zoli, "Felicidade Urgente".
Data: 26/05/2011
Horário: 21h
Informações: 2629-1416/87412311
O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: entretenimento.r7.com

SARAU COM SABOR - BISTRÔ MAC

Antecipando as comemorações do Dia das Mães, o Bistrô MAC apresenta, no dia 4 de maio, o Sarau com Sabor. O evento combina o tradicional Buffet de chá da tarde Bistrô MAC com uma apresentação interativa de música popular brasileira com o cantor e compositor J. Carino, que usa o tema "Comidas e Bebidas" para passear por composições da MPB, apresentando as músicas de uma forma peculiar e interativa acompanhado por Bruga Moreira, no violão e Mac Willian, na percussão.
Local: Bistrô MAC, Museu de Arte Contemporânea, Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Reservas e convites: 2629-1416
Horário: 16h às 19h
J. CARINO é cronista e contista, sendo autor de "Olhando a Cidade & Outros Olhares", livro de crônicas sobre os bairros do Rio de Janeiro. Há mais de 35 anos radicado em Niterói, escreve sobre a cidade e suas manifestações culturais. É também cantor, compositor e pesquisador da música popular brasileira. Seu projeto "Sarau com Sabor", em apresentações interativas com as platéias, vem sendo realizado há anos, sobretudo em torno da fase de ouro da MPB.
BRUGA MOREIRA, violonista e cantor, tem cantado e acompanhado outros artistas em vários projetos culturais. Músico autodidata, destaca-se pela capacidade de acompanhar "de primeira", improvisando arranjos e realizando criativos e versáteis acompanhamentos, característica marcante de grandes violonistas brasileiras, no passado e na atualidade.
MAC WILLIAN CAETANO é músico, baterista, louco por jazz e profissional com vastíssima experiência, no Brasil e no exterior. Tem tocado, entre outros, com Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Cássia Eller, Banda Vitória Régia, Flávio Venturini, Lô Borges, Lula Galvão, Beto Guedes, Donatinho, Ed Motta, Fernanda Abreu, Jorge Ben Jor, Sandra de Sá e Denise Pinaud. Destacam-se seus improvisos e a capacidade de extrair o melhor som de objetos inusitados.
Imagem: cacaudiasrj.blogspot.com

PARCERIA DO TJ, OAB-NITERÓI E UFF RESULTA NA INAUGURAÇÃO DE CARTÓRIO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO

A Corregedoria do Tribunal de Justiça RJ, a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), a OAB Niterói e a Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro (Achuap) inauguram, no próximo dia 2 de maio, às 10h, um posto do Cartório de Registro Civil da 3ª Zona Judiciária de Niterói no Serviço de Maternidade, localizado no 8° andar do hospital.
A conquista, somente para registro de nascimentos no Huap, contou com a importante colaboração do corregedor geral, desembargador Antônio José Azevedo Pinto, que recebeu o pedido da OAB de Niterói.
Imagem: clickpb.com.br 

OAB-NITERÓI E CAARJ VÃO AMPLIAR ESCRITÓRIO COMPARTILHADO

A OAB Niterói iniciou as obras para ampliar e modernizar o Escritório Compartilhado, que ganhará um novo espaço de 100 metros quadrados, localizado na sobreloja do prédio. É resultado de mais uma parceria vitoriosa da OAB de Niterói, OAB-RJ e Caarj.
Serão montados dez amplos gabinetes para permitir melhor atendimento aos 800 advogados que usam o escritório compartilhado. Serão mais confortáveis e com isolamento acústico para manter a privacidade do profissional com seu cliente. Também contarão com computadores de última geração, internet banda larga, ar condicionado, telefone, xerox, cafezinho, água gelada e um funcionário à disposição. Atualmente, o escritório compartilhado possui cinco gabinetes, que ocupam um espaço de 45 metros quadrados no segundo andar da sede e foi montado em parceria com a Universidade Candido Mendes, campus de Niterói.
A inauguração está prevista para julho.
Imagem: clickpb.com.br  

BRUNO RIBAS SOLTA O VOZEIRÃO NO SÃO ZÉ

Conhecido por seu estilo descontraído e por ter uma voz pra lá de potente, o intérprete da Unidos da Tijuca, Bruno Ribas se apresenta como convidado especial do grupo Samba do Zé, no São Zé Casa de Música, em Piratininga. No repertório estão sambas de raiz como aqueles escritos por Manacéa, seu avó, como “Quantas Lágrimas”, “Sempre teu Amor”, “Quando Quiseres” e Volta meu Amor”, entre sucessos atuais e sambas-enredo.
Bruno Ribas
Neto do compositor portelense Manacéa e da tia Miúda, da Mangueira, Bruno Ribas começou a cantar samba-enredo ainda menino, quando integrou o carro de som da “Mangueira do Amanhã”, escola mirim. Com uma carreira promissora, depois de passar por diversas escolas dos Grupos de Acesso e Especial do Rio de Janeiro, o premiado intérprete (ganhador do Prêmio Sambanet e Estandarte de Ouro de melhor puxador de samba-enredo) está agora na vice-campeã do Carnaval carioca, a Unidos da Tijuca.
Serviço
Sexta-feira, 29 de abril, a partir das 23 horas.
São Zé Casa de Música
Rua 10, número 6, Cafubá, Piratininga (atrás do antigo Capelinha)
Classificação: 18 anos
Informações: (21) 7898-4623
Capacidade: 350 pessoas

LEI DE DIREITOS AUTORAIS: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIEDADE

Entre 25 de abril e 30 de maio, o anteprojeto (APL) que modifica a Lei de Direitos Autorais receberá contribuições da sociedade. O período de sugestões – cujo objetivo é aperfeiçoar o texto – inicia a última etapa de elaboração da proposta final a ser apresentada pelo governo ao Congresso Nacional. O Ministério da Cultura (MinC) divulgou em sua página na internet o cronograma com as próximas ações para que a sociedade possa acompanhar seu andamento. A Diretoria de Direitos Intelectuais do MinC detectou sete pontos que merecem aperfeiçoamento e consenso. As manifestações a respeito deles e de outros deverão ser encaminhadas em formulário específico para o e-mail revisao.leiautoral@cultura.gov.br ou correspondência postal no endereço Diretoria de Direitos Intelectuais – DDI/MinC – SCS Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate – Torre B, 10º andar. CEP: 70.308-200 Brasília DF. www.cultura.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Imagem: cafesfilosoficos.wordpress.com

CAMPANHA NACIONAL SOBRE ACIDENTES NAS ESTRADAS

A campanha nacional “Pare e Pense”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir o número de acidentes nas estradas, foi lançada no último dia 20 na internet e no rádio. Na TV, a campanha começou nesta terça-feira (26). Entre as ações, uma ferramenta de serviço aos viajantes na internet. Por meio do endereço www.rotasdascidades.com.br, o internauta poderá aferir a rota apropriada para sua viagem, além de conferir as condições das rodovias federais no percurso. A campanha é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (Dnit).
Fonte: Secom.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ALMOÇO EXECUTIVO NO BISTRÔ MAC

Seu happy hour agora tem novo horário.
O almoço executivo do BistroMAC apresenta sempre duas opções de pratos, com sobremesa especialmente preparada por nossa patssérie, incluída no preço.
Tudo isso cercado de nossa privilegiada vista e agradável ambiente. Bon apetit!
O almoço executivo do BistroMAC funciona de 3ª a 6ª, das 12h às 16h. Mais informações, pelo tel. 2629-1416. O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: revistafator.com.br

INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: NOVOS PROFESSORES E TÉCNICOS

Os institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica vão contratar quatro mil professores e técnicos administrativos de forma imediata. A informação é do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Lima. Uma portaria interministerial que autoriza as contratações foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (25). A portaria, dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), altera anexos dos decretos do banco de professor equivalente e do quadro de referência dos
Técnicos administrativos dos institutos federais.
A contratação será via concurso público. Institutos que tiverem concursos concluídos poderão chamar imediatamente os aprovados.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

EVENTO UM DIA DE ESCOTEIRO ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS

Para comemorar o Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril, o Grupo Escoteiro São Francisco de Assis (GESFA) organiza, pelo quarto ano consecutivo, a ação “Um Dia de Escoteiro”. O evento será neste domingo, dia 1 de maio, na sede Almir de Carvalho, na Estrada Caetano Monteiro, 875, em Pendotiba, de 9 às 16 horas.
O objetivo da iniciativa é proporcionar aos jovens um dia de atividades tipicamente escoteiras. Meninos e meninas com idades de 11 a 19 anos podem participar do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de abril. As vagas são limitadas. Os interessados devem ligar para 2717-5693 e deixar nome e telefone para contato. Outras informações no site http://www.gesfa.org.br ou pelo e-mail chefia@gesfa.org.br.
Depois do evento, caso tenham interesse, os jovens podem ingressar no GESFA e se tornar escoteiros. A participação dos pais é muito importante para o sucesso deste projeto educativo. Vale destacar que o trabalho dos adultos no Escotismo é totalmente voluntário.
Em 2011, o Grupo Escoteiro São Francisco de Assis completa 65 anos de fundação. Ao longo desse período, estima-se que mais de 5 mil jovens tenham participado de suas atividades. O GESFA destaca-se pela qualidade do trabalho educacional que desenvolve em prol da formação da juventude e das centenas de ações comunitárias e ecológicas realizadas na cidade.
As atividades escoteiras ajudam crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 21 anos a protagonizarem seu desenvolvimento físico, intelectual, espiritual, afetivo e social. Conscientes de seus direitos e deveres, os jovens tornam-se adultos aptos a fazerem a diferença em suas comunidades por um mundo melhor. No Escotismo, os jovens aprendem técnicas úteis e participam de excursões e acampamentos apropriados a sua faixa etária em que são estimulados a desenvolver o espírito de liderança e o trabalho em equipe.
Os encontros do GESFA ocorrem todos os sábados de 15 às 17 horas, na sede Almir de Carvalho, em Pendotiba. As inscrições podem ser feitas durante todo o ano, nas reuniões semanais realizadas no local. É necessário que o jovem vá à primeira reunião com seu responsável. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2717-5693, no site http://www.gesfa.org.br ou através do e-mail chefia@gesfa.org.br.
Imagem: cedida por Fernando Lima Barros Chaves

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ENADE 2011 VAI PROMOVER REGULARIZAÇÃO DE ESTUDANTES

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2011 vai promover, pela primeira vez, o ajustamento dos estudantes em situações irregulares, caso dos que foram convocados a participar de edições anteriores do Enade, mas não realizaram as provas. A partir deste ano, estas situações serão regularizadas no momento da inscrição.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Imagem: spacegrant.nau.edu

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA HOJE

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (25) em aproximadamente 65 mil postos em todo o País. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A campanha vai até 13 de maio.
Imagem: stauden-frank.de

domingo, 24 de abril de 2011

CINEMA DE QUALIDADE GRATUITO

O PROCESSO DE JOANA D’ARC (Le Procès de Jeanne d'Arc)
De Robert Bresson - 1962
Com Florence Delay, Jean Calude Fourneau e Roger Honorat
Baseado inteiramente nas notas históricas do julgamento de Joana D'Arc, o filme mostra todos os passos do martírio da heroína francesa, desde seu encarceramento até sua morte na fogueira pelos ingleses.
Data: segunda-feira, 25 de abril, às 19h.
Ciné-club Jean Vigo (entrada gratuita sujeita a lotação / todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / filmes com legenda em português).
Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí – Niterói - 2610-3966 / afniteroi.com.br
Imagem: cedida pela Aliança Francesa Niterói

NINGUÉM MERECE!

Como se não bastasse a doença, os servidores estaduais também sofrem na hora de solicitar a licença médica. É que o setor, que funciona em prédio ao lado do Detran, em Niterói, está em péssimas condições. As queixas vão do desconforto do local, a ratos passeando na varanda que serve de sala de espera. Com os banheiros trancados a cadeado, funcionários da casa e servidores procuram os do supermercado em frente. É preciso uma reforma urgente!

O GRAVÍSSIMO PROBLEMA DOS LIXÕES

Os lixões são um gravíssimo problema que ainda persiste no Brasil, contaminando solo, rios, lençol freático e animais. Além disso, as pessoas que trabalham nesse local, crianças e mulheres, catam, sem nenhuma proteção nos pés e mãos, entre enorme sujeira, como seringas, detritos podres, moscas e até mesmo metais pesados. Além disso, os lixões geram o chorume, um composto altamente poluente, derivado da decomposição do lixo.
É importante que os lixões tenham fim, o mais rapidamente possível, para diminuir o problema da contaminação e da perigosíssima poluição por eles causada.

sábado, 23 de abril de 2011

PARA OUVIR OU DANÇAR - RESTAURANTE JAMBEIRO

Neste sábado, para quem quiser curtir um som de primeira ou dançar com sua parceira, o Restaurante Jambeiro terá música ao vivo com Paulo Pasioli e Denise, a partir das 21h.
Mais informações pelos tels. 2717-7393/2719-9893.
O Restaurante Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 131, no Ingá.
Imagem: flickr.com

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIREITO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS

A campanha de rádio “Respeito e dignidade para as trabalhadoras domésticas: uma profissão como todas as outras” começou a ser divulgada na última segunda-feira (18) para emissoras comerciais, comunitárias, universitárias, sindicais, entre outras, de todo o Brasil. A iniciativa tem o objetivo de divulgar os direitos e valorizar o trabalho doméstico. É assinada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres (antes Unifem) e Fenatrad, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Os áudios estão disponíveis na página da SPM na internet. www.sepm.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Imagem: chicagoistheworld.org

FACILITAR O ACESSO AO CRÉDITO BANCÁRIO?

Recentemente, foi divulgada uma pesquisa que informa que cerca de 40% dos brasileiros não têm conta em banco. Entretanto, constatou-se também que, de qualquer forma, houve nos últimos anos crescimento significativo na quantidade de pessoas com acesso a contas correntes e ao crédito no País, mas que agora houve uma parada na inclusão de pessoas ao sistema.
Parece-me que tudo aquilo que aceitamos, sem compreendermos adequadamente as consequências, seja por falta de interesse ou por julgarmos que nossas idéias são tão maravilhosas que certamente irão dar certo, acabam trazendo problemas maiores do que os já existentes.
Não tenho nada contra as pessoas excluídas e, dentro do possível, procuro sempre ajudá-las, portanto sinto-me à vontade para contar uma história verídica e questionar alguns pontos relativos ao caso: Há algum tempo, conheci uma pessoa que estava exasperada e me relatou: “abri uma conta em um banco e quem me atendeu me informou que o banco me deu o direito de usar duzentos reais de graça e agora estão querendo que eu pague e junto com o tal dos juros. Ganho salário mínimo, com posso pagar. Até porque não devo nada, me deram o dinheiro.”
Aprofundando a questão, apurei que se tratava do popularmente conhecido cheque especial e obviamente os duzentos reais eram o chamado limite que, como empréstimo, quando utilizado tem que ser pago e com juros. Entretanto, pela conversa, ficou claro que a pessoa que o atendeu, na ânsia de cumprir a tenebrosa meta de produtividade, praticamente o impingiu a aceitar o empréstimo, como se fosse doação. Não se trata de caso isolado, todos nós conhecemos casos tão ou mais escabrosos do que este nas relações com bancos. Ou não?
Para mim, o caso demonstra que há pessoas, e não são poucas, que não têm condições de gerenciar sequer uma conta corrente. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em fevereiro e março, cerca de 65% das famílias brasileiras se consideravam endividadas. Acham pouco? No citado período, o percentual de famílias com débitos recentes em atraso girava em torno de 24% e o houve aumento para 8,4% das que informaram não ter condições de pagar seu débitos.
Assim, desejo questionar o seguinte: antes de nos preocuparmos em dar maior acesso a crédito em instituições financeiras a excluídos, não seria o caso de trabalharmos para dar educação (inclusive sobre princípios básicos de relações com instituições financeiras), emprego e salário e, aí sim, esclarecidas, essas pessoas irão, se quiserem, ao sistema financeiro?
Verdadeiros Educadores, como o Sr. Buda, apontavam, para quem quisesse ouvir, em relação ao que fazemos: “Caminho do Equilíbrio, Caminho do Meio.”
Se observarmos com atenção, talvez descubramos que somos responsáveis por tudo que afeta as nossas vidas. E, se desvios graves ocorrerem no setor econômico-financeiro, já que é do que estamos tratando, por atuação ou omissão seremos colhidos, a menos que nossa resposta seja correta em termos de Vida. A quem interessa, de fato, a facilitação de crédito a pessoas sem condições? Não será uma Lei da Vida que a tudo que nos dedicamos, aprendemos e a solução surge naturalmente? Portanto, aos nossos leitores peço, se lhes interessar, que questionem, investiguem, percebam e atuem. Assim, me parece, questões são resolvidas.  

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PREÇOS DE PRODUTOS PARA A SAÚDE

A terceira lista de preços nacionais e internacionais de produtos para a saúde foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira (18). A relação irá para um banco de dados criado para orientar o mercado. Na relação divulgada, constam 365 produtos da área de cardiologia e 154 da ortopedia. A ferramenta permite a visualização de preços praticados por operadoras de saúde no Brasil, além de informações de preços internacionais de mais de dez países, como Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal, e Reino Unido. O banco visa oferecer ao mercado uma base que servirá para orientar o processo de compras e outras discussões sobre o preço. A lista está na página da Anvisa na internet. www.anvisa.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: cardiac-desfibrilators.com

REDE NACIONAL RECOLHERÁ ARMAS

Na primeira reunião do Conselho que vai gerir a nova campanha do desarmamento, na última segunda-feira (18), ficou acertado que o Ministério da Justiça (MJ) vai credenciar uma rede nacional de postos para o recolhimento de armas e o pagamento de indenização será imediato para quem devolver a arma que tiver em casa. Além da indenização imediata, as armas serão inutilizadas no momento da entrega. A retomada da campanha de desarmamento será em 6 de maio e foi anunciada no dia 11 de abril pelo ministério.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: blog.myseng.com

SISTEMA VAI MONITORAR DESASTRES NATURAIS

Mais de 20 municípios brasileiros devem receber, até novembro deste ano, os aparelhos que vão formar no Brasil o Sistema de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O processo será iniciado nos locais já detalhados geologicamente e mais sensíveis à chuva. A previsão é que o processo esteja funcionando completamente até 2014, conforme anunciou na última quarta-feira (13) o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: agenciaalagoas.al.gov.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

COMO MONTAR O GUARDA-ROUPA IDEAL? (6)

Guarda-roupa masculino
Para o guarda-roupa masculino: um terno completo – paletó, calça e colete – em cor escura para eventos especiais. Tenha ainda dois costumes; em cores que vão do clássico azul marinho ao cinza médio. Cinco camisas de manga comprida, duas brancas, uma em um tom claro – como o azul, uma listrada e uma de xadrez. Cinco gravatas, duas listradas tradicionais, uma com desenhos pequenos e outras lisas. Caso o seu trabalho dispense o uso do terno e gravata, aposte nas propostas da W Lataam (foto). Por conta de nosso clima quente, prefira camisas 100% algodão. Um par de sapatos preto e um marrom, com preferência aos clássicos de amarrar, sempre bem engraxados e conservados. Três pares de meias pretas e marrons, usadas na mesma cor dos sapatos. Um cinto de couro preto e um marrom, que também devem combinar com os sapatos. Uma pasta de couro ou bolsa de tipo carteiro e uma malha de lã gola "v" em cores neutras, como cinza, azul marinho ou bege.

Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design/Florença-Itália

COMO MONTAR O GUARDA-ROUPA IDEAL? (5)

Peças indispensáveis
Para o guarda-roupa feminino: invista em calça de alfaiataria, camisas brancas, tubinho preto acima do joelho, saia de cor lisa com corte reto, terno completo e tailleur de cor neutra, um conjunto de twin-set, um trench-coat – aposte num modelo como o encontrado na loja Fernanda e Aldina (foto) para esquentar os dias de inverno, além de acessórios.
Peças dispensáveis
São consideradas inadequadas roupas coladas no corpo, decotadas, descosturadas ou amarrotadas. Também devemos evitar o aparecimento de roupas intimas, o uso de meias esportivas com sapatos sociais, estampas grandes demais e transparências. Com roupas formais, evite usar mochilas.

Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design/Florença-Itália

domingo, 17 de abril de 2011

COMO MONTAR O GUARDA-ROUPA IDEAL? (4)

NOVAS AQUISIÇÕES
(complemento)
3° As peças mais utilizadas – peças chaves – devem ser as de maior qualidade para evitar o desgaste natural causado pelo processo de higienização. Já as peças que são tendências da estação podem ter uma qualidade menor em vista da rapidez com que serão substituídas. Invista em modelos como o proposto pela loja Ester Rachel (foto): conjunto composto por calça reta de cor sóbria com casaco na cor branca. Um clássico!!!!

CUIDADOS
1° Procure ler as especificações das roupas: tecidos naturais – como o algodão e o linho – apresentam uma qualidade e durabilidade maior. Já os sintéticos são mais resistentes, leves e secam mais rápido.
Informações importantes sobre os cuidados necessários ao lavar suas peças, garantindo assim sua durabilidade, também serão encontradas nas etiquetas.
2° Organize uma listagem com bons fornecedores: costureira, loja de consertos, alfaiates, sapateiro e tintureiro. Esses profissionais irão ajudar na conservação de suas peças.
Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design/Florença-Itália

COMO MONTAR O GUARDA-ROUPA IDEAL? (3)

NOVAS AQUISIÇÕES
1° Evite comprar peças que não combinem com mais nada no seu guarda-roupa. A aquisição das últimas tendências da moda deve ser avaliada segundo o estilo e biótipo de quem irá usá-las.
2° O guarda-roupa ideal deve possuir uma proporção de quatro partes de cima – blusas, camisas – para cada uma parte de baixo – calças, saias – sendo um mix entre tendências e roupas que favoreçam o seu biótipo, com muitas possibilidades de coordenação e combinação.
Escolha uma paleta de cores que favoreça o seu tom de pele, sem abrir mão de suas cores preferidas e estampas: a proporção ideal é a mesma, uma peça colorida ou estampada para cada quatro peças em cores neutras. O look da loja Fernanda e Aldina (foto) é um exemplo harmônico do uso de peças estampadas com outras de cor forte.
 
Giselle SardenbergBacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design/Florença-Itália

sábado, 16 de abril de 2011

COMO MONTAR O GUARDA-ROUPA IDEAL? (2)

ORGANIZAÇÃO
1° Separe as peças que você não usa há mais de um ano, as que não cabem mais, as que não lhe caem bem, ou as que não representam mais o seu estilo pessoal. Todas elas devem ser descartadas. Doação já!!
2° Conserte as peças utilizadas que necessitam de reparo, ajustes ou tingimento.
3° Separe as peças por uso: trabalho ou lazer. As peças que podem ser usadas em ambos os casos, como o vestido apresentado pela loja Ester Rachel (foto), podem ser organizadas em um local separado.

Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design/Florença-Itália

COMO MONTAR O GUARDA-ROUPA IDEAL? (1)

Diz o ditado popular: a primeira impressão é a que fica! Mas como organizar um guarda-roupa para trabalho dentro do nosso estilo pessoal? Como equilibrar o orçamento com os lançamentos e as tendências de moda? Com as dicas da renomada escola de moda nova-iorquina Fashion Institute of Technology (FIT) será fácil realizar essa tarefa.
Para começar
Ao montarmos o guarda-roupa ideal devemos levar em consideração nosso biótipo – atenção para a produção da loja Fernanda e Aldina (foto) vestido com corte reto que disfarça a barriguinha, os ambientes que frequentamos, a profissão que exercemos e nosso estilo de vida.

Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design/Florença-Itália

sexta-feira, 15 de abril de 2011

UPPES SE REÚNE COM SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

UPPES insiste em encontro com técnicos da Secretaria de Educação no reajuste salarial
do magistério no mês de maio.
Em 14 de abril passado, a UPPES realizou encontro na Casa do Professor, em Niterói, com representantes da Secretaria Estadual de Educação.
O cumprimento da lei da data-base que determina o reajuste salarial dos servidores públicos, incluindo o magistério, todo o mês de maio, foi a principal reivindicação apresentada pela presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, no encontro. Além dos técnicos do Governo Estadual, participaram professores representantes de 15 municípios, além de outros que compareceram representado colegas de 26 escolas da rede.
Impedido de comparecer, o secretário de educação Wilson Risolia, fez questão de manter o encontro com os professores, alegando que muitos assuntos poderiam ser inclusive, melhor discutidos e esclarecidos pela equipe de Gestão de pessoas.
Participaram professores de escolas do interior do estado como Sumidouro, Macuco, Bom Jardim, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Cordeiro, Cabo Frio, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, entre outros.
A presidente da UPPES, professora Teresinha Machado da Silva, destacou a importância da participação sindical. “O Sindicato está trabalhando dentro das suas possibilidades, mas precisamos da participação e agregar mais pessoas nessa luta para que possamos ter a força que gostaríamos de ter”, afirmou. Para a educadora é preciso que o estado cumpra as obrigações salariais do mês de maio. “Esperamos que o governo cumpra a lei da data-base. A questão salarial ainda é a principal reivindicação da categoria. O Brasil tem crescido muito em diversos aspectos, mas tenho certeza que ele cresceria mais se valorizasse o professor”, disse.
Para a professora Teresinha, é importante a participação do professor em todos os momentos. Ela ainda reiterou para que a categoria continue participando, enviando e-mails, reclamações e sugestões à UPPES. “Espero que continuem nos enviando suas reivindicações, pois todas serão encaminhadas a Secretaria de Educação, o retorno do professor é muito importante”, frisou.
A reunião
A reunião teve início às 9h30 com término previsto para 13h, mas devido ao número expressivo de professores com dúvidas e reivindicações se estendeu até 16h30. O espaço a palavra foi aberto para todos os professores presentes.
Pela Secretaria de Educação estiveram presentes o subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker Junior; a superintendente de Gestão de Pessoas, Patrícia Helena Reis: e o subsecretário de Rede de Ensino, Antônio José Vieira de Paiva Neto. Estiveram presentes no encontro cerca de 150 professores da rede pública estadual que aproveitaram o espaço para apresentar dúvidas e encaminhar reivindicações à secretaria. Os técnicos se comprometeram a levar e analisar todas as reivindicações.
O professor Henrique Telles apresentou carta, com adesão de 50 professores, que não estão satisfeitos com o programa de meritocracia, juntado-se a outros com a mesma opinião, conforme enquete realizada pelo sindicato. “Nas pesquisas da UPPES e em outras manifestações constatamos a rejeição à meritocracia por parte dos professores. Não se pode contestar o que é fato”, afirmou.
Foto: Marcelo Motta.


FAUNA AMEAÇADA - MAPEAMENTO

Atlas da Fauna Ameaçada de Extinção, produzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e lançado na última segunda-feira (11), aponta mais de 1300 registros sobre 314 espécies de animais em estado de risco no Brasil. O levantamento foi feito para avaliar a eficiência do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) na proteção de espécies existentes em 194 unidades de conservação (UCs) federais do País.
Segundo o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, ao divulgar as informações para toda a sociedade, a instituição pretende atrair a comunidade acadêmica para auxiliar na proteção da fauna ameaçada. "Este documento permitirá um avanço de forma qualificada no processo de conservação. Permite ainda à sociedade brasileira saber onde estão as UCs e quais espécies estão vivendo nestes locais. Os dados contribuem ainda para a criação de UCs e para o reforço e implementação de pesquisas nestas áreas protegidas”.
A publicação está disponível no portal do ICMBio, no formato PDF, e será distribuída para todos os centros de pesquisas e UCs. Os interessados podem contatar a Coordenação Geral de Espécies Ameaçadas do instituto.
Revista e site - Foram lançados também, na última segunda-feira, a revista eletrônica Bio Brasil, sobre biodiversidade brasileira, e o novo portal na internet do ICMBio (www.icmbio.gov.br). A revista Bio Brasil é voltada à divulgação de informações técnico-científicas sobre manejo e conservação das espécies ameaçadas de extinção e das áreas protegidas federais. Acessando o novo portal, o usuário poderá ter acesso a fotos e informações das 310 unidades de conservação federais em todo o País.
Fonte: Secom.
Imagem: www.econewsbrasil.org

quinta-feira, 14 de abril de 2011

POLÍTICAS CULTURAIS: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Propostas para apresentação de trabalhos, com foco na área de políticas culturais, podem ser enviadas, a partir de 1º de maio, à Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Os trabalhos serão apresentados durante o II Seminário Internacional de Políticas Culturais, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2011, na FCRB, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é apresentar e discutir estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores, gestores públicos, gestores de instituições privadas, agentes culturais e demais profissionais e entusiastas da área. O Seminário Internacional é um desdobramento da série de seminários que o setor de política cultural realiza desde 2006. www.cultura.gov.br
Fonte: Secom.
Imagem: embaixada-portugal-brasil.blogspot.com