terça-feira, 29 de novembro de 2011

PACIÊNCIA DO BRASILEIRO

Até quando pode durar a paciência do povo brasileiro? Há possibilidade de os movimentos políticos surgidos em diversos países contestando as ações dos governos e da classe política serem deflagrados no Brasil? Nas redes sociais, em cartas aos jornais e em muitos espaços cresce o número de pessoas indignadas com a realidade política brasileira. Segundo a revista Exame, mais de 50 bilhões de reais (cálculo considerado modesto) são desviados anualmente dos cofres públicos devido à corrupção.
Essa prática já vem ocorrendo há vários anos e governos e com o processo democrático, graças à liberdade de imprensa e de opinião passou a ficar mais visível entre a população. A despolitização do povo brasileiro, resultante de vários anos de ditadura, juntamente com a baixa escolaridade, impedindo que muitas pessoas assumam sua cidadania, impede a maior reação popular em relação a atos prejudiciais à democracia brasileira.
Contudo, tal quadro não significa que o processo de indignação popular em relação a politicagem e corrupção não venham a atingir o Brasil. Um novo quadro vem se configurando no mundo, e com ele fica visível a diminuição do espaço para as ditaduras. De certo modo, a corrupção e o baixo nível político também são atentados à democracia. Por isso, também a classe política brasileira, através dos partidos, deve refletir sobre o significado da morte em outubro do ditador Muammar Kadhafi.
Imagem: reporterdecristo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário