segunda-feira, 28 de novembro de 2011

BRASIL E OS PRINCIPAIS ESPORTES COLETIVOS

Conhecido há muito como “O país do futebol”, o Brasil pode continuar sendo conhecido assim, mas a realidade nacional nesse esporte, atualmente, é bem diferente. No ranking da FIFA, o Brasil aparece em 5º lugar, atrás da líder Espanha, Holanda, Alemanha, Uruguai, Portugal e Itália, colocação tão baixa que jamais me lembro de ter visto a equipe canarinho. No feminino, a situação é bem melhor; e a equipe de Marta encontra-se na 3ª colocação, atrás dos EUA, em 1º, e da Alemanha, em 2º, tradicionais equipes no gênero. Deve-se também considerar que nem de longe se dá a importância ou se investe em nossas meninas uma pequena fração do que no masculino. As equipes brasileiras já estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, mas no masculino, a classificação deveu-se aos garotos da Sub-20, que conquistaram a vaga com o título do Sul-Americano da categoria, e não aos medalhões de Mano Menezes, de muita fama, muito nome e poucos resultados até o momento.
No Vôlei, o país vem mantendo enorme força, cada vez maior, nas areias e nas quadras, no masculino e no feminino há bastante tempo, com muitas conquistas de títulos, mas parece que o povo brasileiro só liga mesmo é para o futebol. Se não fosse isso, há muito tempo deveria ter sido trocado o slogan de Brasil, o “País do Futebol” para Brasil, o “País do Vôlei”. No masculino e no feminino, teremos em novembro no Japão a Copa do Mundo, que qualifica as três melhores equipes para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, e é muito difícil que qualquer das duas equipes brasileiras fique fora dessa competição, na qual ainda acredito que entrarão como favoritas à medalha de ouro.
No Basquete, já estamos classificados tanto no masculino quanto no feminino para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, e o esporte vem tendo um bom crescimento no país. Essa será a primeira vez que o Brasil estará representado por ambas as equipes nesse esporte na maior competição multidesportiva do mundo desde Barcelona-1996 (os homens ficaram fora em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008).
Com tudo o que foi exposto, percebe-se que o apelido que esportivamente marca o Brasil vem sendo mantido ainda hoje apenas por tradição, pois atualmente, entre os três principais esportes coletivos, o futebol é o que em pior momento se encontra.
Imagem: sempretops.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário