quarta-feira, 23 de novembro de 2011

OAB-NITERÓI NA CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A OAB-Niterói, através da Comissão OAB Mulher, participará da campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, em atividades realizadas pela Prefeitura, Coordenação dos Direitos das Mulheres de Niterói (Codim/Nit) e Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Niterói.
A campanha ocorrerá em cerca de 160 países, de 25 de novembro a 10 de dezembro, por comportar quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres, em especial, contra a violência doméstica e familiar. No Brasil, porém, o início foi antecipado para 20 de novembro, aproveitando-se o Dia Nacional da Consciência Negra, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres dessa etnia.
No dia 23 de novembro, às 18 horas, no auditório da OAB Niterói, será realizada mesa redonda sobre “Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia”. Os temas abordados serão aprofundados em grupos de trabalho, que produzirão propostas a serem incluídas no 1° Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.
Com a coordenação e mediação de Rita Rivello, presidente da OAB Mulher, e Satiê Mizubuti, coordenadora da Codim/Nit, o evento contará também com a participação do presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Defesa das Minorias da OAB Niterói, Cirilo de Oliveira Neto, que falará sobre a “Criação da Comissão Municipal de Direitos dos Negros de Niterói”.
No mesmo dia, Isabel Cruz, professora titular da UFF, doutora em Enfermagem, fundadora e membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra da UFF e membro do Comitê Nacional de Saúde da População Negra, falará sobre “Considerações sobre a saúde/doença das mulheres negras, mortalidade materna e neonatal. Notas para uma política pública em Niterói”.
Completando a programação, Rita Dirr, membro dos Conselhos Municipais de Cultura e de Políticas para as Mulheres de Niterói, fundadora e presidente do Bloco Carnavalesco & Cultura Saias na Folia, técnica da Coordenadoria de Cidadania e Diversidade Cultural no Ministério da Cultura para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, militante do movimento afro-brasileiro, abordará “O lugar da mulher negra na história brasileira. Desafios atuais para o seu empoderamento. Propostas contemporâneas para Niterói”.
Já Wilson Prudente, procurador do Ministério Público do Trabalho, mestre em Ciências Jurídicas, professor universitário, pesquisador, escritor e militante do movimento negro, falará sobre “A inserção subalterna da mulher negra no mercado de trabalho. Fatores condicionantes e propostas para superação. Algumas notas sobre Niterói”. E fechando o dia, Caroline Benites, vice-presidente da ONG Unidos pela Diversidade, militante do Movimento LGBT, também dará sua contribuição ao debate.
A programação completa das atividades em Niterói pode ser vista no site da OAB: www.oab-niteroi.org.
Imagem: oaberechim.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário