segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESTRIAS

As estrias afetam homens e mulheres, sendo mais comum na fase de crescimento (adolescência) e no transcorrer da gestação. Hoje, há grande diversidade de tratamento, como géis a base de ácidos, injeções de vitamina c, peelings químicos entre outros, além de equipamentos para eliminar as estrias.
Porém muitos desses tratamentos são demorados e doloridos, mas que estimulam a formação de colágeno e elastina.
No processo da formação das estrias, há um rompimento das fibras de sustentação da pele (das fibras de colágeno e elastina), responsáveis pela elasticidade da pele. Por isso as estrias são um pesadelo na vida das mulheres e, em quase todos os casos, a auto estima fica baixa causando problemas de relacionamento, além da vergonha de ir à praia e de se expor.
De cada dez mulheres, oito não escapam dessas marcas indesejáveis que quando surgem são difíceis de serem eliminadas. As áreas mais afetadas são as regiões das nádegas, coxas, seios e barriga. Algumas disfunções físicas e hormonais também podem causar estrias como exagero na ginástica, nesse caso, ocorre um rompimento do tecido que ultrapassa os limites da capacidade de retração, isto é, a elasticidade. As estrias mais recentes respondem melhor ao tratamento sendo possível um resultado mais satisfatório.
Algumas dicas para evitar o aparecimento das estrias: manter uma dieta equilibrada rica em legumes, frutas e carnes brancas de preferência principalmente, ingerir muito líquido e evitar frituras e alimentos gordurosos.
Sempre fazer exercícios físicos e manter sempre o mesmo peso, de acordo com seu peso e altura e constituição corporal. Manter uma pele hidratada impedindo que a mesma fique ressecada e descamando, fragilizando as estruturas de fibras colágenas e elastina.
Maria José
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós - graduada em Estética e Cosmetologia
Tels.: 21 2611-5503/21 9777-3377
Imagem: i9artigos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário