terça-feira, 22 de novembro de 2011

NITERÓI: UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU HÁ 438 ANOS

Para expulsar os franceses liderados por Nicolai Durand de Villegaignon da Baía de Guanabara, Estácio de Sá pediu ajuda aos índios Temiminós. Vencida a guerra, as terras conhecidas como Banda d’Além foram oferecidas ao cacique Arariboia que lá estabeleceu sua tribo, fundando a Vila de São Lourenço dos Índios.
Os índios chamavam o trecho que vai da entrada da Barra até a Ponta da Armação e a Ilha das Cobras de Niterói, que em tupi-guarani significa "água-oculta".
A chegada de D. João VI à colônia brasileira, em 1808, e a escolha de São Domingos para o sítio de lazer da corte foram determinantes no desenvolvimento local. Elevada à condição de Capital da Província, em 1834, a cidade foi alvo de expressivas intervenções. De 1835 a 1872 a cidade recebeu sistema de iluminação pública e fornecimento de água; nos transportes, a população foi servida pela barca a vapor e o bonde de tração animal; a estrada de ferro Niterói fazia ligação com as cidades do interior. Assim começou a história desta terra de rara beleza.
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário