sábado, 31 de dezembro de 2011

UM NOVO DIA DE UM NOVO TEMPO

Onde e quando se comemorou pela primeira vez, o Ano Novo? Segundo estudos foi na Mesopotâmia, por volta de 2ooo a.C. Era conhecida como Festival de Ano Novo. Na Babilônia a festa acontecia na chegada da primavera; em nosso calendário corresponde a 19 de março. Assírios, persas fenícios e egípcios celebravam no dia 23 de setembro. Os gregos recebiam o ano Novo entre os dias 21 e 22 de dezembro.
Hoje, em países como Japão e China o evento é comemorado em datas diferentes; no Japão ele é recebido nos três primeiros dias de janeiro, enquanto na China as comemorações acontecem no fim do mesmo mês com festivais, desfiles e shows pirotécnicos.
Para os islâmicos o Ano Novo é um grande acontecimento religioso e cultural celebrado por volta do dia 15 de maio. Ele representa a saída de Maomé da cidade de Meca para estabelecer uma nova vida na cidade de Medina.
A Festa das Trombetas ou Ano Novo da comunidade judaica é comemorada em meados de setembro ou início de outubro e dura dois dias.
A tradicional festa de passagem do ano, o Réveillon, comemorado na maioria dos países no dia 1º de janeiro é relativamente recente. No ano de 753 a.C os romanos estabeleceram o dia 1º de março para a grande festa, mas a data foi trocada em 153 a.C para 1º de janeiro. Em 1582, a Igreja Católica consolidou a comemoração que é mantida até os dias de hoje.
A data não importa. O importante é que celebremos a Vida, sempre. Com alegria; com gratidão pelo que temos e compaixão pelos que nada têm.
Feliz 2012!
Imagem: jangadeiroonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário