Todos os meses as mulheres enfrentam o ciclo menstrual que proporciona algumas alterações no corpo e no emocional como ansiedades ficam desmotivadas, sensíveis (a tão temida TPM e as cólicas), pois nem todas as mulheres desenvolvem esses sintomas, mas, todas essas reações e devido às alterações hormonais que o corpo sofre.
Porém uma alimentação adequada nesta fase pode ajudar a amenizar alguns sintomas e fazer com que esse período seja menos estressante para todas as mulheres.
Na fase pré-menstrual o adequado é que se aumente o consumo de carboidratos devido à vontade de se comer doces que a mulher fica neste período. Também se deve aumentar o consumo de fibras para que haja uma melhora no ritmo intestinal.
Porém deve-se evitar sal, alimentos condimentados e embutidos devido à retenção líquida que se desenvolve nesta fase. Também, seria adequada evitar chocolate, café, chás e refrigerantes por causa da cafeína que pode ajudar a aumentar a irritação que é um dos sintomas da TPM.
Na fase menstrual devemos aumentar o consumo de ferro da alimentação para se evitar uma possível anemia. Então se deve priorizar o consumo de carnes, leguminosas e vegetais de folhas verdes escuras e, também consumir frutas como laranja, limão, acerola, abacaxi que possuem vitamina C que ajuda na absorção do ferro.
Mas as mulheres que mantêm uma alimentação equilibrada durante todo o mês, já seguem todos esses passos e conseqüentemente possuem esses sintomas em menor proporção que as demais mulheres. Então não espere o período pré-menstrual para iniciar uma vida saudável e cuidar da sua saúde como num todo.
Dra. Valesca Coimbra - Nutricionista Clínica – CRN-RJ 09100165 e Terapeuta Floral
Pós-graduanda em Nutrição Clínica pela Universidade Federal Fluminense
Tel.: 2717-7826/ 7682-6994
Imagem: healthywithagel.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário