quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

HUAP INAUGURA SERVIÇO DE MEDICINA NUCLEAR EM 20 DE DEZEMBRO

O Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), primeiro do tipo em hospital público da área Metropolitana II, que compreende os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e outros, será inaugurado no dia 20 de dezembro, às 10h. A medicina nuclear é uma especialidade da área de diagnóstico por imagens que permitirá ao paciente do Huap um atendimento com maior agilidade e exatidão.
A importância deste tipo de exames tem merecido cada vez mais reconhecimento. Além do uso no diagnóstico, a medicina nuclear desempenha um papel essencial na terapia de algumas doenças como Doença de Graves, carcinoma diferenciado da tireóide e na dor óssea de metástases de tumores, em especial do tumor de próstata. As substâncias radioativas injetadas durante os exames diagnósticos com imagem não prejudicam o organismo.
Com o serviço, o coordenador Cláudio Tinoco, professor do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirma que o hospital passará a dispor de um excelente método para estratificar pacientes de alta complexidade para cirurgias não-cardíacas, pacientes pós-infarto, pacientes com insuficiência cardíaca e pacientes com arritmias graves. E também a sua utilização em outras especialidades como: cintilografias da tireóide, de perfusão cerebral nos casos de suspeitas de demências e epilepsias, renais e outras.
A cerimônia de inauguração contará com a presença dos presidentes da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, Celso Dario, e da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Esporcate.
Imagem: uff.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário