quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

UFF: NOTA MÁXIMA DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO MEC

Foi divulgada nesta quarta-feira, 7 de dezembro, a nota atribuída à Universidade Federal Fluminense (UFF) pela Comissão de Avaliação do MEC, que analisa as instituições de educação superior. A UFF recebeu nota cinco, a máxima, segundo critérios que consideram a instituição como um todo, analisada sob dez aspectos ou dimensões diferentes.
A universidade foi analisada sob o ponto de vista da coerência das políticas de ensino, pesquisa e extensão; das ações de responsabilidade social; da comunicação com a sociedade; das políticas de pessoal; na gestão institucional, enfim, as considerações foram de infraestrutura física da universidade aos programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos alunos, da realização de atividades físicas, esportivas e culturais.
A avaliação institucional constou de duas etapas: uma autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição, que seguiu orientações e diretrizes da Conaes e uma avaliação externa, realizada pelo Inep, que tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos documentos do MEC.
A importância dessa avaliação, diz o coordenador de Gestão da Informação da UFF e procurador educacional e institucional da universidade no MEC, José Márcio Lima, é ser qualitativa e estar sendo feita, pela primeira vez, com essa amplitude, em todas as instituições de educação superior. É um processo demorado que, na UFF, se iniciou em janeiro de 2011 e culminou com a visita da Comissão de Avaliação à universidade, no final de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário