segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MONOTRILHO PODE LIGAR SÃO GONÇALO ÀS BARCAS

Niterói pode ser uma das cidades a receber um dos mais modernos sistemas de transportes urbanos do mundo: os trens monotrilhos. Há um projeto, ainda guardado a sete chaves, para ligar São Gonçalo à Estação das Barcas, no centro da cidade. Esse projeto está bastante adiantado e poderá ser anunciado ainda em 2011. No Brasil, duas cidades já começaram seus projetos: São Paulo e Manaus. A MPE Montagens e Projetos Especiais, empresa do Grupo MPE, participa dos consórcios vencedores dos dois empreendimentos e vai construir uma fábrica no Distrito Industral de Santa Cruz, no Rio de Janeiro para construir esses trens. A primeira unidade estará pronta já em fevereiro de 2012.
A MPE e a Scomi, da Malásia, estão apostando na produção, no Brasil, de trens para monotrilhos. Juntas as empresas vão produzir 24 trens dentro de um contrato para a linha 17 do metrô de São Paulo. Trata-se de um sistema de transporte que circula em vias elevadas com os carros movidos a propulsão elétrica sobre pneus de borracha.A MPE vai aproveitar área com 50 mil metros quadrados que tem em distrito industrial da zona oeste do Rio, às margens da Avenida Brasil, principal acesso rodoviário à cidade, para instalar a fábrica. Ali o grupo tem galpões que serão reformados e ampliados. O investimento para instalar a primeira linha de montagem será de R$ 15 milhões, número que poderá aumentar em 66%, chegando a R$ 25 milhões, dependendo da demanda do mercado nacional por monotrilhos. A Scomi e a MPE também estão envolvidas em outro consórcio para implantar monotrilho em Manaus. A unidade vai produzir as "caixas" de alumínio dos carros dos monotrilhos e também poderá fazer a integração dos demais equipamentos que compõem o trem. Dali o veículo vai sair pronto com um índice de nacionalização que vai começar em 30% e deve chegar a 60%.
Mas existe também a possibilidade de terminar a integração industrial dos trens nas cidades onde vão operar. No contrato para a linha 17 do Metrô de São Paulo, serão produzidos 72 carros. Cada trem é formado por três carros e pode transportar, no total, 400 passageiros, disse Adagir Abreu Filho, diretor da MPE Montagens e Projetos Especiais. No total, a linha 17 prevê transportar 252 mil passageiros por dia a partir de 2015. Abreu Filho disse que o contrato com o Consórcio Integração exclui algumas obras e equipamentos, como construção das estações de passageiros e o fornecimento de sistemas de energia e parte das telecomunicações necessárias à operação do monotrilho. Daí que o investimento na linha 17 seja superior ao valor do contrato com o consórcio.
Com a possibilidade da construção dos projetos dos monotrilhos ligando São Gonçalo às barcas e de um outro cruzando a Avenida Brasil, há uma grande possibilidade de uma joint venture entre a MPE e a Scomi e a consequente ampliação da fábrica de trens no Rio de Janeiro.
Imagem: pceasynet.com.br

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