segunda-feira, 2 de maio de 2011

RUGAS

Rugas são vincos que aparecem na pele decorrentes de alterações na epiderme e derme (camada superficial e intermediária da pele) no processo de envelhecimento da pele. Aparecem devido à degeneração de algumas fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade (colágeno elastina) da pele e também na diminuição da oxigenação, nutrição e hidratação dos tecidos. Essas alterações podem ocorrer de forma natural, que é o que chamamos de envelhecimento natural. Com o passar dos anos, nosso metabolismo começa ficar mais lento, a nutrição celular diminui, a produção de fibras elásticas e colágeno diminuem, a perda de água da pele é maior, a tonicidade muscular também diminui, causando o aparecimento da flacidez tanto muscular quanto cutânea. Enfim, a qualidade da pele fica comprometida.
Todo esse processo pode ser acelerado e aparecer de forma intensa, quando esse é estimulado por fatores externos, que é o que chamamos de envelhecimento actínico.
Ele é acelerado por exposição exagerada e sem proteção ao sol (fotoenvelhecimento), poluição, uso de alguns tipos de medicamentos, cigarros, alimentos industrializados, stress, poça ingestão de líquidos principalmente água sedentarismo e cuidados inadequados com a pele.
Mesmo o envelhecimento sendo um processo natural da vida, podemos retardar e amenizar suas seqüelas com um estilo de vida mais saudável e fazendo procedimentos estéticos preventivos como: peeling de cristal, peeling diamantado para renovar a camada da epiderme, microcorrentes para trabalhar a flacidez cutânea, eletrolifting para preencher as rugas e sempre usar cosméticos de qualidade de acordo com o tratamento para cada tipo de pele.
Maria José Nascimento
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós - graduada em Estética e Cosmetologia. Tel.: (21) 2611-5503/9777-3377

Nenhum comentário:

Postar um comentário