quarta-feira, 11 de maio de 2011

ANIVERSÁRIO DO VERDADEIRO EDUCADOR

Nascido na Índia, em 11 de maio de 1895, Jiddu Krishnamurti (K) foi educado na Inglaterra pela Sociedade Teosófica, cuja intenção era apresentá-lo ao mundo como o novo Messias. Aos 35 anos, K dissolveu a Ordem da Estrela, instituição na qual realizaria sua missão, devolveu todos os bens colocados a sua disposição e no discurso final disse: “Meu único propósito é tornar o homem absoluta e incondicionalmente livre.”
Como Educador, dedicou toda sua vida à educação do ser humano. Seu trabalho considera o autoconhecimento - o estudo da mente humana e seus condicionamentos - fundamental, indo além das disciplinas ensinadas nas escolas convencionais. Pelos seus ensinamentos, um ser humano só se tornará um bom profissional quando conhecer profundamente o mecanismo do seu cérebro para que seu uso seja absolutamente correto. Ele dizia aos alunos: ”Queremos seres humanos diferentes, não importa que profissão irão seguir, o que interessa é que seres humanos completos darão médicos ou professores diferentes.”
Fundou centros educacionais onde seus ensinamentos são transmitidos a crianças e jovens. Na Inglaterra, Brockwood Park recebe jovens a partir de quatorze anos; Rishi Valley, na Índia, é para crianças de mais de sete anos de idade; Oak Grove, na Califórnia, EUA, recebe crianças a partir dos três anos e meio. Rishi Valley e Oak Grove estenderam o ensino até o nível universitário e oferecem os cursos de Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Medicina e possuem hospitais acoplados. Em Rishi Valley é desenvolvido um trabalho com as comunidades locais voltado para as áreas de agricultura, preservação do solo, água, reflorestamento, energia alternativa e outros. Os centros foram concebidos dentro de uma filosofia própria de educação universal: situados em locais de rara beleza, longe da área urbana e em contato com a natureza; alimentação balanceada; e atividades interdisciplinares como carpintaria, jardinagem, natação, música, artes cênicas, além das disciplinas regulares, levando ao despertar dos interesses e à descoberta dos talentos. Neles convivem alunos e professores de vários países, fortalecendo os laços de amizades, sem preconceitos de nacionalidades e em uma troca de vivências que promove o aprendizado de vários idiomas. Krishnamurti entrevistava pessoalmente os professores - todos PhD em sua área – que se apresentavam para candidatar-se a uma vaga na sua equipe. Para K, “o professor que está realmente ensinando, se dedicando, crescendo, despertando a inteligência na criança porque está cultivando a inteligência em si mesmo – tal professor tem lugar principal na civilização.” O alerta vale para os pais e o relacionamento com seus filhos, pois a educação primeira acontece nessa relação.
Suas palestras, proferidas por mais de 50 anos, podem ser encontradas em livros, entre os quais: O que você está fazendo com a sua vida? A humanidade pode mudar? e Comentários sobre o viver, todos da Editora Nova Era e encontrados nas livrarias. Na Instituição Cultural Krishnamurti, DVDs, com legendas em português, e livros podem ser adquiridos. Localizada na Rua dos Andradas, 29/1007, no Rio de Janeiro, recomenda-se contato prévio pelo telefone (21) 2232-2646.
Mais informações: www.rishivalley.org (Índia), www.oakgroveschool.com (EEUU) e www.brockwood.org.uk (Inglaterra).

Um comentário:

  1. Amigo, vejo que temos interesses comuns. Gosto muito de espiritualidade e educação integral também. No meu blog faço algumas reflexões sobre estes e outros assuntos. Seu puder me dar a honra de sua visita, serei muito grato.
    Alsibar
    http://alsibar.blogspot.com

    ResponderExcluir