sexta-feira, 6 de maio de 2011

BANCO CENTRAL PREOCUPADO COM A INFLAÇÃO

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, pediu que os brasileiros poupem mais e moderem o consumo por causa da alta dos juros para conter a inflação. Em audiência pública na Câmara, ele reafirmou que a inflação vai baixar nos próximos meses.
Ressaltando a possível implementação de novas medidas reduzir o crédito e consequentemente o consumo aquecido que está pressionando a inflação, o presidente do BC recomendou que os consumidores aproveitem a elevação dos juros para poupar e adiem os. A sugestão veio um dia após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, haver convocado empresários a colaborar para que a inflação retorne a 4,5% ao ano.
Preocupado com o fato do índice oficial de inflação ultrapassar em breve o teto da meta definida pelo governo (6,5%) no acumulado de 12 meses, Tombini destacou que o objetivo para o BC é cumprido no ano-calendário, ou seja, de janeiro a dezembro.
"Se quiser adiar o consumo, moderar o consumo presente para consumir mais à frente, este é o momento de fazê-lo, pois o rendimento das aplicações financeiras está em elevação, em função da política monetária", disse Tombini, que participou de audiência pública de várias comissões do Congresso Nacional. "Também é um aspecto importante não só olhar o sistema financeiro apenas pelo lado do crédito, mas também como oportunidade de investimento financeiro, em particular em um momento em que a remuneração dos investimentos se eleva".
Imagem: images.businessweek.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário