terça-feira, 24 de maio de 2011

PLANO PARA MILHÕES DE BRASILEIROS NO EXTERIOR

Um conjunto de cerca de cem atividades voltadas ao atendimento de demandas de brasileiros que vivem no exterior foi aprovado no início deste mês. O plano cobre as áreas de serviço e assistência consulares, políticas para as comunidades expatriadas, educação, previdência social, trabalho, saúde, assistência social e direitos humanos, cultura e comunicação, temas econômicos, e ciência e tecnologia.
O Plano de Ação para o Biênio 2011-2012 é resultado da primeira reunião de trabalho entre a Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior (SGEB) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), ocorrida em Brasília. As atividades devem ser resolvidas em caráter prioritário, pelo governo brasileiro, e pelos representantes das respectivas comunidades brasileiras, nos próximos 18 meses.
Dentre as ações destacam-se a realização de semanas do trabalhador brasileiro em quatro regiões diferentes do mundo, em colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego; curso-piloto de capacitação de professores de português que lecionam no exterior (Estados Unidos); novo mapeamento da comunidade brasileira e de suas associações; e projeto experimental em posto na Europa de eleição de membros do Conselho de Cidadãos. Planejam-se, ainda, a participação do Ministério da Saúde em projeto-piloto para prestar assistência a brasileiros em regiões de fronteira e iniciativas destinadas a dar maior apoio às atividades culturais, ao trabalho da mídia comunitária e a empreendedores brasileiros no exterior.
Saiba mais - A íntegra do Plano de Ação SGEB/CRBE pode ser conferida na página eletrônica “Brasileiros no Mundo” www.brasileirosnomundo.mre.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário