Um conjunto de cerca de cem atividades voltadas ao atendimento de demandas de brasileiros que vivem no exterior foi aprovado no início deste mês. O plano cobre as áreas de serviço e assistência consulares, políticas para as comunidades expatriadas, educação, previdência social, trabalho, saúde, assistência social e direitos humanos, cultura e comunicação, temas econômicos, e ciência e tecnologia.
O Plano de Ação para o Biênio 2011-2012 é resultado da primeira reunião de trabalho entre a Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior (SGEB) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), ocorrida em Brasília. As atividades devem ser resolvidas em caráter prioritário, pelo governo brasileiro, e pelos representantes das respectivas comunidades brasileiras, nos próximos 18 meses.
Dentre as ações destacam-se a realização de semanas do trabalhador brasileiro em quatro regiões diferentes do mundo, em colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego; curso-piloto de capacitação de professores de português que lecionam no exterior (Estados Unidos); novo mapeamento da comunidade brasileira e de suas associações; e projeto experimental em posto na Europa de eleição de membros do Conselho de Cidadãos. Planejam-se, ainda, a participação do Ministério da Saúde em projeto-piloto para prestar assistência a brasileiros em regiões de fronteira e iniciativas destinadas a dar maior apoio às atividades culturais, ao trabalho da mídia comunitária e a empreendedores brasileiros no exterior.
Saiba mais - A íntegra do Plano de Ação SGEB/CRBE pode ser conferida na página eletrônica “Brasileiros no Mundo” www.brasileirosnomundo.mre.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário