segunda-feira, 18 de julho de 2011

VAI QUITAR SEU EMPRÉSTIMO? ATENÇÃO!

Quando solicitar o valor para pagamento antecipado de seu empréstimo - que dá, por lei, direito à redução proporcional dos juros - não peça apenas o boleto, mas também a planilha com os cálculos que a instituição financeira (IF) fez para chegar ao valor que vai lhe apresentar. A planilha deve conter, para cada mês cuja prestação ainda não foi paga: o valor da prestação, os juros descontados e, por diferença, o valor líquido resultante. A soma desses valores líquidos mensais, se calculados corretamente, é o que o cliente deve pagar à IF.
Há, pelo menos, dois motivos para se ter a planilha. O primeiro é que há IFs apresentando os boletos para pagamento sem considerar alguns meses nos cálculos. Por exemplo: solicito o valor para quitação em junho e a IF me fornece um boleto considerando nos cálculos os valores a partir do mês de outubro. Pago o boleto e penso que quitei a dívida. Entretanto, como a IF não computou os meses de julho, agosto e setembro, continuo devendo esses meses à IF e minha margem consignável fica retida, podendo ainda inviabilizar a tomada de empréstimo junto a outra IF se for meu desejo. Com a planilha, torna-se fácil saber a partir de que mês os cálculos foram feitos e se algum deles foi “esquecido”.
O segundo motivo é que - se eu resolver contestar, até judicialmente, os valores que a IF me forneceu – a planilha da IF pode ser útil para efeito de verificação da lisura dos cálculos.
Se a IF se recusar a fornecer a planilha, reclamações podem ser feitas ao Banco Central do Brasil pelo fale conosco do site www.bcb.gov.br, pelo telefone 08009792345 ou pelo atendimento presencial na Av. Presidente Vargas, 730.
Imagem: queroficarrico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário