quinta-feira, 14 de julho de 2011

INCENTIVO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

Considerando que alimentos orgânicos são melhores para o cidadão, agricultores e meio ambiente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu, no início de junho, em todo o País, a Semana dos Alimentos Orgânicos, com o tema "Produtos Orgânicos - Ficou mais fácil Identificar". A principal finalidade foi conscientizar os consumidores sobre formas de identificação do produto nos pontos de venda. O evento foi composto por palestras, distribuição de material explicativo e degustações de alimentos orgânicos.
Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido com os princípios agro-ecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente, como fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
A legislação brasileira, em vigor a partir de janeiro de 2011, indica que o consumidor pode reconhecer o produto orgânico pelo selo brasileiro, exigido no rótulo na venda em lojas e mercados, ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Os produtos orgânicos, tanto de origem animal como vegetal, são mais saudáveis, têm mais sabor e possibilitam ao cidadão acesso a todas as vitaminas e minerais preservados, como decorrência do manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais. A inserção dos produtos orgânicos nos cardápios de restaurantes tem sido uma forma de valorizar os pratos e marcar uma posição de responsabilidade dos estabelecimentos por estimularem o desenvolvimento sustentável.
Na agricultura orgânica os trabalhadores rurais não ficam expostos ao contato com insumos tóxicos e os consumidores não estão expostos à ingestão de agrotóxicos presentes nos alimentos convencionais.
A produção orgânica também prioriza o uso responsável dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, diversificando e integrando a produção de espécies vegetais e animais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados.
Imagem: health-food-stores.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário