segunda-feira, 25 de julho de 2011

DOR DE CABEÇA PRÓXIMA AO OUVIDO AO MASTIGAR PODE SER DISFUNÇÃO DA ATM

Uma das causas mais comuns de dores de cabeça está relacionada a alguma disfunção na articulação que liga o maxilar à mandíbula conhecida também como disfunção temporomandibular (DTM).
A articulação temporomandibular (ATM) é considerada a mais complexa do corpo humano e a mais utilizada durante toda nossa vida. Ela se movimenta aproximadamente 2.000 vezes por dia, sendo responsável pela mastigação, deglutição e fala. Por esse grau de importância, uma disfunção na ATM traz diversos transtornos aos pacientes. Dentre eles podemos citar os mais comuns: ruídos durante a mastigação, dor nos músculos da face, dor de cabeça, dor de ouvido (devido a sua proximidade), vertigem, abertura excessiva da boca ou abertura ineficiente, cansaço constante, sensação de sono não-reparador.
Podem ser várias as causas da DTM e podemos citar como exemplo a repetição de hábitos que sobrecarregam os músculos e a articulação como: roer unhas, morder canetas, apoiar mãos no queixo, mascar chicletes, bruxismo (ranger os dentes) e os problemas da coluna vertebral (principalmente da cervical que possui músculos de ligação direta com a ATM).
Por ser a DTM uma das especialidades da fisioterapia, tem sido grande o número de pacientes que buscam o alívio das suas dores com a especialista Dra. Agnes Luciana S. de Mendonça em seu consultório no Centro de Niterói. Ela utiliza técnicas de terapia manual intra e extra oral, mobilização articular e muscular, R.P.G. ORIGINAL, ultrassom, laser, TENS. Em casos mais graves, em que é necessário procedimento cirúrgico, a fisioterapia torna-se imprescindível para o sucesso do tratamento.
“Você pode procurar diretamente um fisioterapeuta especialista em DTM para uma avaliação sem necessidade de passar antes por outro profissional. Dependendo do caso desenvolvo um trabalho em conjunto com médicos, dentistas, fonoaudiólogos ou psicólogo”, explica a Drª Agnes Luciana.
Drª Agnes Luciana Souza de Mendonça é fisioterapeuta especialista em:
Disfunções Cervicocraniomandibular (temporomandibular – DTM)
R.P.G. Original - membro da Sociedade Brasileira de RPG - SBRPG
Pós-graduada em traumato-ortopedia, com ênfase em anatomia e biomecânica
Tel: (21) 8787.6422 ou acesse: www.FisioterapiaDtm.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário