sexta-feira, 29 de julho de 2011

PALESTRA NA OAB-NITERÓI DISCUTE ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

A OAB-Niterói, através do Departamento de Eventos e Cultura e da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, presidida por Felipe Silva Fernandes de Lima, realiza, no dia 3 de agosto, palestra sobre Abuso Sexual na Infância e Adolescência, com a participação de Carlos Alberto Simões, médico pediatra, homeopata e perito legista.
Ministrada no auditório da entidade, a partir das 18 horas, a palestra tem como mediador Carlos Alexandre Leite Justiniano, delegado titular da 81ª DP (Itaipu). Na coordenação Hélio Considera, diretor do Departamento de Eventos.
Imagem: oaberechim.org.br

BRASIL PRECISA DE 8 MILHÕES DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Se você fosse um empresário e tivesse uma vaga para preencher, qual o currículo que você selecionaria: o de um jovem com apenas o nível médio ou outro com o nível médio, uma especialização técnica, fluência em uma língua estrangeira e nível básico em uma outra, conhecimentos em várias áreas da informática, curso de primeiro socorros, praticante de esportes, integrado a uma equipe de trabalho voluntário em comunidades carentes, entre outros atributos?
A resposta parece óbvia. Mas, e se dissermos que nem o estudante altamente qualificado, nem o de nível médio com algum potencial a ser desenvolvido estão disponíveis com facilidade no mercado?
É isso o que está acontecendo com o Brasil. Estudos altamente precisos apontam que necessitamos de 8 milhões de profissionais qualificados para ingressar no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, mas que, infelizmente, o sistema educacional e as próprias empresas não estão totalmente preparadas para este desafio. Pelo contrário, a nossa qualidade de ensino é duvidosa em vários níveis e as empresas, também, não possuem quadros suficientes que possam exercer a tarefa de ensinar aos novos profissionais, entre eles, estagiários.
Imagem: celsofdf.wordpress.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O JORNAL EI!11 SAI NESTE FIM-DE-SEMANA

Neste fim-de-semana, de 29 a 31 de julho, será distribuído o jornal EI! Entretenimento e Informação. Começará pelos shopping centers e padarias de Icaraí e, em seguida, padarias e prédios residenciais de Boa Viagem, Ingá, Charitas, São Francisco, Jardim Icaraí, Santa Rosa, Vital Brazil e Ponta d'Areia.
Nesta edição, apresentamos matérias sobre o Parque da Cidade, uma das mais belas paisagens de Niterói, Downhill, um esporte diferente e pouco conhecido, para quem gosta de emoções fortes, dicas de presentes para o Dia dos Pais, como lidar com a agressividade do seu cachorro... Não percam!
O blog sardenbergesporte.blogspot.com continuará fazendo a cobertura dos esportes e o blog eientretenimentoinformacao.blogspot.com, apresentando assuntos variados.

SERVIDORES PÚBLICOS: SERÁ QUE PEGA?

Se a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhar voto do ministro Marco Aurélio, relator de um recurso extraordinário de funcionários públicos de São Paulo, que tramita na Corte desde 2007, os servidores públicos podem garantir, em breve, o direito de pleitearem indenização quando os governos – federal, estaduais ou municipais – deixarem de cumprir o dispositivo constitucional que lhes garante revisão anual da remuneração “sempre na mesma data”. Há uma lei nesse sentido, mas com interpretações que geram dúvidas. Se pender para o lado dos trabalhadores, restará a pergunta: "Será que pega?"

OAB Niterói integra o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres

A Comissão OAB Mulher da OAB de Niterói, presidida por Rita Rivello, passa a fazer parte do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Niterói. A votação aconteceu durante a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Niterói, realizada na Universidade La Salle.
É vinculado à Coordenação dos Direitos das Mulheres de Niterói e possui 25 assentos: 13 destinados a representantes da sociedade civil, entre elas a OAB Niterói, sete do governo municipal e cinco de partidos políticos.
O órgão tem como finalidade, elaborar políticas e programas a serem implementados no âmbito da administração municipal, visando eliminar a discriminação contra a mulher, de modo a assegurar melhores condições de vida, liberdade, igualdade de direitos e participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais. Além disso, deve propor e fiscalizar junto aos órgãos competentes as demandas de todas as formas de discriminação, violência, exploração, crueldade e opressão contra a mulher;
“Tínhamos uma cadeira do Conselho destinada à mulher advogada, e a OAB Niterói é a instituição mais do que indicada para estar neste assento, através da presidente da Comissão OAB Mulher, Rita Rivello”, explicou Satiê Mizubuti, coordenadora do CODIM/NIT e integrante do CMP-Mulher/NIT.
“A OAB Niterói conquistou um assento no Conselho Municipal de Direitos da Mulher. Como uma entidade nacionalmente reconhecida na defesa da Constituição, da Justiça e da cidadania, deve participar da formulação de políticas públicas. Enquanto representantes de instituições, desejamos buscar a isonomia constitucionalmente garantida a todas as mulheres. Sabemos que, muitas vezes, nós ainda somos discriminadas, apesar das conquistas e inovações trazidas pela Lei Maria da Penha”, declarou Rita Rivello.
A presidente da Comissão OAB Mulher lembra que, em 15 de março último, a Presidente Dilma Rousseff assinou decreto determinando que fossem realizadas conferências municipais e estaduais em todo o Brasil, a fim de discutir essa realidade com os movimentos femininos de vários segmentos da sociedade civil organizada, e elaborar propostas que contemplem a construção da igualdade de gênero na perspectiva de fortalecimento da autonomia econômica, social e política da mulher, contribuindo também para a erradicação da pobreza.
Segundo Rita Rivello, essas propostas serão levadas à Conferência Estadual, que será realiza entre os dias 7 e 9 de outubro no Rio de Janeiro e à Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, entre os dias 12 e 14 de dezembro, quando será elaborado o Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.
Fonte: OAB – Niterói.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DENISE PINAUD NO BISTRÔ MAC

O Bistrô MAC terá no próximo sábado show de Bossa Nova com Denise Pinaud (foto), a partir das 21h30. Dona de uma voz fascinante, Pinaud busca a simplicidade no cantar, marca da interpretação original do estilo. Na apresentação Denise Pinaud tem acompanhamento de Kuko Moura, no piano, Mazinho Ventura, no baixo, e Paulinho Diniz, na bateria. O repertório conta com músicas de Nara Leão, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Ivan Lins, entre outros.
Denise Pinaud tem formação clássica de Piano e Violino, e lançou-se como intérprete em 1998, sendo considerada pela crítica local de Nova Friburgo, onde residiu por 19 anos, "Cantora Revelação" em 1999.
Em 2008, comemorou seus 10 anos de carreira e os 50 de criação da Bossa Nova em turnê pela Europa - Suíça (Basel; Zürich; Luzern; Locarno) e Alemanha (Frankfurt), acompanhada do pianista e arranjador Kuko Moura. Shows realizados com muito sucesso, a turnê rendeu-lhe o adjetivo de "Cantora Carismática" pela imprensa suíça. Mais informações pelo tel. 2629-1416. O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: enviada pelo Bistrô MAC

PINTORA DE 4 ANOS DE IDADE É SUCESSO

Pintora de 4 anos de idade: sucesso em Nova York, Aelita Andre, de quatro anos de idade, é considerada a mais jovem pintora profissional de todo o mundo chegando a ganhar cerca de 7 mil euros por cada trabalho. A pequena artista australiana foi a grande sensação em Nova York, dizendo-se influenciada pela natureza e pelo espaço. Na sua primeira exposição chamada "The Prodigy of Colour" na "Agora Gallery" em Manhattan, o público e especialistas ficaram maravilhados com os quadros da pequena artista e suas grandes e coloridas pinturas abstratas. A menina tem sido por várias vezes comparada a grandes nomes como Pablo Picasso. Angela Di Bello.

PROFESSOR: PRESIDENTE DA UPPES DESTACA IMPORTÃNCIA DO DIÁLOGO COM O GOVERNO

A presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, assinalou que “ao dialogar com o governo, o sindicato exerce o seu papel de lutar por avanços para a categoria. Não é nosso interesse partir para confrontação, sobretudo, quando vemos que pelo diálogo podemos obter resultados melhores. Colocamos com clareza que nossa reivindicação é de que o magistério chegue ao piso de R$ 3 mil. E essa não é uma proposta restrita ao Estado do Rio, mas para todo o país e essa foi a nossa colocação junto aos demais colegas e sindicalistas na Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), quando estivemos recentemente em Brasília. Há um entendimento geral de que a valorização da escola pública significa ganhos reais para todos os trabalhadores”. Em caráter emergencial, o sindicato propõe o piso de R$ 1.074.Segundo a presidente da UPPES, “é preciso que o governo do Rio promova os reajustes salariais, com o respeito a data-base dos servidores. Esse já está sendo o entendimento inicial do próprio Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro relator Marco Aurélio Mello. Queremos que o Estado do Rio dê o exemplo aos demais estados passando a cumprir a lei”, enfatizou.Após o encontro com o secretário de Educação, Wilson Risolia, a professora Teresinha frisou que “essa é a terceira vez que o secretário comparece ao sindicato. Ele tem encontrado na UPPES espaço para um diálogo de alto nível, no qual colocamos de maneira firme nossas ideias, respeitando também o direito dele em apresentar seus argumentos. Muita coisa, o secretário Risolia nos tem apresentado de maneira confidencial, pedindo apenas tempo para que possa concretizar as coisas. Nosso propósito é termos na Secretaria de Educação um aliado dos professores, ajudando o secretário a encontrar forças para as negociações com a área econômica do governo”, assinalou. Novamente, ao enfatizar a importância do diálogo com o governo, a presidente da UPPES disse que o sindicato sempre lutou pela persistência com o diálogo. “O Brasil precisa de mais educação e esperamos que junto com o governo possamos resolver essas questões. A UPPES acredita que a falta de melhores condições de salários e trabalho nos últimos anos fizeram com que muitos profissionais abandonassem a carreira”.A professora Teresinha destacou que “mesmo anunciando vagas para mais de 3.500 professores, o estado não consegue zerar o déficit, pois o salário é baixo e não atrai os jovens para a carreira. Muitos ingressam por meio de concurso, mas depois acabam optando por outra oportunidade no mercado”.
Fonte: UPPES.

terça-feira, 26 de julho de 2011

SALÁRIO: PROFESSORES PÚBLICOS NO ERJ

Secretário Risolia diz na UPPES que meta é continuar acelerando melhorias salariais do magistério
Em reunião de quase duas horas, na sede da UPPES, o secretário de Educação, Wilson Risolia, disse que é seu interesse de ver definida uma data-base para reajuste salarial do magistério, como defende o sindicato, e que “queremos ter algo para programar, a fim de que não haja esse tipo de estresse. O trabalho está quase pronto e pretendemos que o governador aprove para que possamos anunciá-lo logo no segundo semestre”.“Iremos continuar avançando com a questão do reajuste”, frisou o secretário, adiantando que a proposta é que o salário-base passe de R$ 765,66 para R$ 836,10 (professor no nível 3) já em agosto. Ele ressaltou, no entanto, que “precisamos organizar o planejamento e para isso necessitamos de certo tempo. Temos planos de uma nova data-base a partir de 2012 e fixação também da carga horária de 30 horas”.A visita do secretário ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 25 (das 10h às 11h45m), quando ele veio trazer mais detalhes sobre o andamento do encaminhamento das reivindicações do magistério apresentadas pela UPPES. “Sei que ainda estamos longe do ideal em termos salariais, mas temos consciência de que estamos avançando e podemos avançar muito mais. Apresentamos alguma coisa em relação ao pagamento dos famosos R$ 164 para os professores inativos. Representa algo que estava estacionado há 13 anos”, assinalou.O secretário, que foi recebido pela presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, e diretores do sindicato, fez menção ainda a implantação do auxílio transporte, enquadramento dos professores e antecipação das parcelas do Nova Escola de 2012 para 2011, além de benefícios para os servidores do quadro administrativo. Destacou o programa de qualificação de professores, com o atendimento de 4 mil participantes com bolsa de R$ 300 e com os demais recebendo também auxílio qualificação. Ao comentar, que o trabalho à frente da secretaria tem sido exaustivo, Risolia frisou que “a gente perde muito tempo com agenda negativa. Mas isso não ocorre com a UPPES, na qual encontramos possibilidade de avançarmos em alguma coisa em benefício do magistério”.
Fonte: UPPE - Sindicato.

VACA CLONADA PARA PRODUZIR LEITE HUMANO

Um laboratório argentino anunciou o nascimento da primeira vaca clonada no mundo com dois genes humanos, para produzir um equivalente do leite materno que pode proteger os bebês contra doenças e promover o seu desenvolvimento. "A vaca clonada, 'foi batizada com o nome ' Rosita ISA, sendo o primeiro bovino nascido no mundo com dois genes humanos que contêm as proteínas presentes no leite materno", segundo o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (Inta).

CURSOS PARA 100 MIL MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Vagas serão nas áreas de turismo, gastronomia, artesanato e confecção
Beneficiar 100 mil mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade social e econômica, até 2014, é a meta do Programa Mulheres Mil, instituído em portaria do Ministério da Educação. O Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal.
As primeiras turmas de capacitação devem ter as aulas iniciadas neste segundo semestre, após chamada pública para a seleção de 100 unidades de ensino vinculadas a institutos federais. Elas serão responsáveis pela extensão do programa a todo o País. Ainda este ano, serão investidos R$ 10 milhões no programa. Os recursos serão aplicados na implantação de escritórios de acesso - locais de acolhimento das beneficiárias - e laboratórios, aquisição de equipamentos e de material didático, entre outros itens.
“O Mulheres Mil beneficia uma parcela da população historicamente excluída do acesso à educação, que não teria acesso a cursos de qualificação profissional de qualidade”, lembra Patrícia Barcelos, diretora de integração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A equipe do EI! está na torcida para que o Programa cresça para o bem de todos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DOR DE CABEÇA PRÓXIMA AO OUVIDO AO MASTIGAR PODE SER DISFUNÇÃO DA ATM

Uma das causas mais comuns de dores de cabeça está relacionada a alguma disfunção na articulação que liga o maxilar à mandíbula conhecida também como disfunção temporomandibular (DTM).
A articulação temporomandibular (ATM) é considerada a mais complexa do corpo humano e a mais utilizada durante toda nossa vida. Ela se movimenta aproximadamente 2.000 vezes por dia, sendo responsável pela mastigação, deglutição e fala. Por esse grau de importância, uma disfunção na ATM traz diversos transtornos aos pacientes. Dentre eles podemos citar os mais comuns: ruídos durante a mastigação, dor nos músculos da face, dor de cabeça, dor de ouvido (devido a sua proximidade), vertigem, abertura excessiva da boca ou abertura ineficiente, cansaço constante, sensação de sono não-reparador.
Podem ser várias as causas da DTM e podemos citar como exemplo a repetição de hábitos que sobrecarregam os músculos e a articulação como: roer unhas, morder canetas, apoiar mãos no queixo, mascar chicletes, bruxismo (ranger os dentes) e os problemas da coluna vertebral (principalmente da cervical que possui músculos de ligação direta com a ATM).
Por ser a DTM uma das especialidades da fisioterapia, tem sido grande o número de pacientes que buscam o alívio das suas dores com a especialista Dra. Agnes Luciana S. de Mendonça em seu consultório no Centro de Niterói. Ela utiliza técnicas de terapia manual intra e extra oral, mobilização articular e muscular, R.P.G. ORIGINAL, ultrassom, laser, TENS. Em casos mais graves, em que é necessário procedimento cirúrgico, a fisioterapia torna-se imprescindível para o sucesso do tratamento.
“Você pode procurar diretamente um fisioterapeuta especialista em DTM para uma avaliação sem necessidade de passar antes por outro profissional. Dependendo do caso desenvolvo um trabalho em conjunto com médicos, dentistas, fonoaudiólogos ou psicólogo”, explica a Drª Agnes Luciana.
Drª Agnes Luciana Souza de Mendonça é fisioterapeuta especialista em:
Disfunções Cervicocraniomandibular (temporomandibular – DTM)
R.P.G. Original - membro da Sociedade Brasileira de RPG - SBRPG
Pós-graduada em traumato-ortopedia, com ênfase em anatomia e biomecânica
Tel: (21) 8787.6422 ou acesse: www.FisioterapiaDtm.com

OAB NITERÓI: DIREITOS PARA IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS

As Comissões de Apoio à Terceira Idade e dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB de Niterói, presididas por Waldenir de Bragança e Raphael Cardoso Soares, receberam o chefe da Promotoria do Direito do Idoso e de Portadores de Deficiência do Núcleo Niterói, João Carlos Brasil de Barros, e o diretor da Faculdade de Direito da UFF, Edson Alvisi Neves.
O propósito do encontro foi consolidar parcerias para agilizar e colocar em prática o Estatuto do Idoso, que ainda se encontra, em vários de seus artigos, apenas no papel. Entre as principais iniciativas está a conscientização da sociedade sobre a importância da acessibilidade para os idosos e deficientes físicos nos transportes e estabelecimentos públicos e privados.
Outra proposta é de elevar a idade da aposentadoria no serviço público, como opção, para 75 anos.
“Em 20 anos, o Brasil será o sexto país no mundo com o maior número de pessoas idosas. Segundo o Censo de 2010 a população idosa de Niterói ultrapassa as 83.000 pessoas, em um total de 487.000 habitantes, ou seja: 18% de idosos. É hora de fazermos campanhas e mostrar que as pessoas idosas precisam ser colocadas no contexto social de forma respeitosa e digna. Fazer valer os seus direitos conquistados, entre eles, a opção de trabalhar até os 75 anos de idade”, exaltou Waldenir de Bragança, lembrando que, de acordo com a atual Constituição pessoas com mais de 70 anos não podem ocupar função pública.
Ao final da reunião, Ana Luiza de Almeida Santos, integrante da Comissão de Apoio à Terceira Idade, sugeriu que a OAB Niterói realize um evento sobre acessibilidade, tendo como participantes empresas de transportes da cidade e outras entidades.
Participaram também do encontro o promotor João Carlos Brasil, o Reitor Roberto Salles, o diretor da Faculdade de Direito da UFF, Edson Alvisi Neves, Fernando José Dias, diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Niterói, Rita Rivello, presidente da Comissão OAB Mulher, e Fábio Gomes Pereira Marchisiello, da Comissão de Ação Social, além de André Moreau, coordenador da Pastoral de Inclusão dos “D” Eficientes nas Artes, entre representantes de outras associações.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

NOITE DE DANÇA NO JAMBEIRO

Para quem gosta de boa comida, música e dança, ir ao Restaurante Jambeiro nesta sexta-feira, a partir das 21h, é um programa imperdível. O local conta com apresentação de Denise Santi e Wilson Moura, em um espaço amplo e bonito. Mais informações pelos tels. 2717-7393/2719-9893. O Restaurante Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 131, no Ingá. 
Imagem: flickr.com

COMISSÃO DE DIREITO AMBIENTAL DA OAB-NITERÓI PASSA A INTEGRAR CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

A OAB-Niterói, através da Comissão de Direito Ambiental, presidida por Elio Ferreira, agora integra, como membro efetivo, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Coman). Foi o reconhecimento ao excelente trabalho que a comissão realiza em favor do meio ambiente de Niterói, segundo as razões que resultaram na aprovação para integrar o conselho.
O conselho é presidido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Fernando Guida, com a função de assessorar o prefeito na formulação da política de meio ambiente e nas diretrizes governamentais de proteção dos recursos ambientais.
Segundo Elio Ferreira, a presença da OAB-Niterói no Coman representa uma conquista e um motivo de orgulho para a entidade, que agora poderá participar efetivamente das câmaras técnicas, examinando, legislando e fiscalizando as questões relacionadas ao meio ambiente na cidade. Ele diz que o órgão poderá defender os interesses da sociedade, analisando, e acompanhando de perto os planos, normas e padrões ambientais a serem seguidos pela município, incluindo o orçamento da Prefeitura destinado à conservação do meio ambiente.
Imagem: oaberechim.org.br

quinta-feira, 21 de julho de 2011

FESTA JULINA DA CASA DO PROFESSOR

As tradicionais festas juninas há muito ganharam mais espaço. Em todo o País, já invadiram o mês de julho. Em Niterói, uma das mais badaladas é a Festa Julina da Casa do Professor. Comidas típicas, música, dança e muita diversão é o que promete o evento. Vale a pena conferir!
A entrada é gratuita para filiados e seus dependentes que apresentarem documento de filiação.
Local: Casa do Professor – Estrada Caetano Monteiro, 4.550, Pendotiba, Niterói.
Dias 22/7 às 19h e dia 23/7 às 13h. Informações: 2717-6025 / 2617-6316.

TRIANGULINHA – PEÇA INFANTIL NO TEATRO ABEL

Não é fácil ser triângulo num mundo redondo. Triangulinha, um espetáculo diferente sobre a diferença.
Um tema tão delicado e atual – a rejeição - ganha uma versão teatral valorizada pela dança, música e arte circense. Esse é o espetáculo “Triangulinha” que, depois do sucesso na temporada carioca, estreia no Teatro Abel fazendo apenas quatro apresentações em Niterói. Com trilha original do renomado artista Mu Carvalho, elenco composto por alguns componentes da Intrépida Trupe e a atriz e bailarina acrobata recém-chegada dos EUA (após uma temporada de 12 anos), Kayo Muller.
“A Triangulinha é um ser diferente, pois é um triângulo numa família e mundo de redondos. Ela é rejeitada e sofre o bullying por parte dos amigos e familiares”, explica a diretora Mônica. Ela é uma espécie de patinho feio que é rejeitada pela família e amiguinhos redondos. Após encontrar um menino triângulo, ela não se sente mais excluída e sua família também passa a aceitá-la como ela é.
A peça também encanta pelos momentos de interação com a garotada, como na cena de efeitos especiais, bolinhas de sabão e muito confete para sugerir a que os pequenos experimentem diferente sensações, além de brincadeiras com os personagens em cena.
Triangulinha se caracteriza por pesquisar as linguagens do teatro com dança, animação, circo, teatro gestual, teatro mudo e cenografia virtual. É um passeio por conceitos das artes gráficas e plásticas. Já foi visto por mais de 4 mil crianças pelo projeto “Afastando os Fantasmas da Infância”, em Belo Horizonte.

Elenco: Kayo MullerDouglas Cantudo e Guilherme VelosoLuiza Mayall
Texto e direção: Mônica Alvarenga
Foto: Felipe Temponi.

SERVIÇO:
Temporada: 23 a 31 de Julho
Local: Teatro Abel
Horário: sábados e domingos, às 17h
Classificação: livre




quarta-feira, 20 de julho de 2011

BISTRÔ MAC: CURSO INTRODUÇÃO AO MUNDO DO VINHO E À ARTE DA DEGUSTAÇÃO

O Bistrô MAC promoverá o curso “Introdução ao Mundo do Vinho e à Arte da Degustação”. As aulas serão ministradas pelo enófilo e gourmet Lauro Carvalho, que pretende levar informação de forma descontraída e prazerosa ao público. Serão abordados diversos temas: a história da bebida, as características de produção do produto, a relação entre consumo de vinho e saúde, a harmonização com a comida, o Enoturismo, entre outros assuntos. Todas as aulas contarão com degustações de vinhos e como acompanhamento serão oferecidas mini degustações do menu da casa.
Para Lauro, o interessante é fazer com que as pessoas percebam que é possível aproveitar o melhor sabor da degustação de um vinho ou de um prato se a dupla estiver em harmonia. O importante, diz ele, “é sabermos aproveitar de forma prazerosa e descontraída o que a vida pode nos proporcionar”.
Ao final do curso o Bistrô MAC promove um jantar harmonizado aberto ao público assinado por Lauro Carvalho.
Sobre o Enófio e gourmet – Lauro Carvalho, tornou-se sócio da ABS-Rio (Associação Brasileira de Sommeliers) onde pôde se aperfeiçoar mais fortemente no mundo do vinho. Ainda na carreira associativa, foi diretor da SBAV- Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, em São Paulo, de 2002 a 2005. Fundou em junho de 2006 a SBAV- Rio, assumindo a sua presidência. Atualmente, vem trabalhando mais intensamente como Consultor de Vinhos e Gastronomia de Restaurantes, Bares e Pousadas.
SERVIÇO
Duração: Aproximadamente 09 horas, divididas em 03 Aulas.
Data das aulas: 02/08/11 (terça-feira), 09/08/11 (terça-feira) e 17/08/11 (quarta-feira), sempre às 20:00h.
Ao final do curso será entregue certificado de participação.
Observações: Serão servidos 03 Vinhos na 1ª Aula, 03 Vinhos na 2ª Aula e 06 Vinhos na 3ª Aula.
São 24 vagas.
Jantar harmonizado:
23/08/11 (terça-feira) às 20:00h
Mais informações pelo tel. 2629-1416. O Bistrô MAC fica no Museu de Arte Contemporânea, mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: vinhosweb.com.br

BULLYING: LEI RESOLVE?

Na Comissão de Educação do Senado Federal foi aprovado um projeto de lei incumbindo a escola de “criar medidas de prevenção à agressão”. O assunto é grave e deve ser discutido, com responsabilidade, em todos os espaços incentivando a sociedade a colaborar na busca de soluções. A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt, tem sido um permanente ponto de encontro dessas discussões. O bullying já esteve na pauta e a conclusão, nas palavras do deputado, foi que: “A violência nas escolas sempre existiu e cresce sustentada pela violência da própria sociedade e pela desconstrução da estrutura das escolas, principalmente da rede pública. Temos quatro leis estaduais em vigor e mais duas em tramitação aqui na Casa sobre o tema. Mas quem comete a maior violência contras os alunos são os governos, que destroem os projetos pedagógicos e investem pouco em Educação” afirmou Comte.
Não desmerecendo a iniciativa do senador Gim Argello, autor do projeto, é bom lembrar que a escola, ou seja, os professores, principalmente os da rede pública, já lutam contra o bullying, há tempo. Mas, em escolas sem espaço, muitas vezes com pátios minúsculos para o número de alunos, sem biblioteca, sem quadra de esportes e com falta de professores em várias disciplinas, dar fim ao bullying é quase pedir um milagre. Se bem que, com os salários que recebem, os professores já sobrevivem por um “milagre”, pode ser que eles consigam mais esse.
Imagem: bullying.med.br

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO RIO DE JANEIRO

No dia 28 de maio passado, foi inaugurado no Recreio, Rio de Janeiro, a primeira réplica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, no mundo. A imagem foi levada para Fátima em Portugal para ser abençoada, o que ocorreu na solenidade do dia 13 de maio passado. Com a imagem foi uma comitiva de 16 pessoas, incluindo o Reitor do Santuário do Rio de Janeiro, Cônego José Gomes, do Presidente da Associação Tarde com Maria, Dr. Berthaldo Soares, da apresentadora de TV, Hebe Camargo, dentre outros. A Construção do complexo do Santuário foi uma iniciativa da Associação Tarde com Maria, que conta com o grande entusiasmo de seu presidente e diretores, bem como da Mitra Diocesana. Além da réplica da capela, que foi uma doação do GRUPO MPE à Mitra, o conjunto conta ainda com um grande prédio administrativo (que vem sendo construído com apoio do Dr. Joaquim Cunha, Presidente do Prezunic), um enorme ossário (subterrâneo), jardins, etc. Atualmente só a Capela das Aparições está pronta, a Associação Tarde com Maria e a Mitra Diocesana continuam contando com o apoio de todos os católicos, especialmente os devotos de Nossa Senhora de Fátima.
A solenidade de inauguração foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, bem como os Bispos de Leiria, Dom Antonio, Dom Fernando Rifan e o futuro Bispo de Coimbra, Dom Vigilio (atual Reitor de Fátima), bem como inúmeros sacerdotes, incluindo Padre Marco Antonio P. Areas de São Fidélis, RJ.
A chuva do dia 28 de maio não chegou a atrapalhar o belo momento, que contou com a presença de mais de 10.000 pessoas.
A comitiva de Portugal, incluindo os Bispos de Leiria e Coimbra, ficou uma semana no Brasil, tendo sido recebidos carinhosamente por Dom Orani. Visitaram Aparecida do Norte, a Fortaleza de Santa Cruz em Niterói, o museu MAC, etc., almoçando em seguida na casa do empresário Renato Abreu, onde foram recebidos pelo Arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria e o Padre Carmine da Paróquia de São Judas Tadeu.
O Santuário já se encontra em plena operação, com os seguintes horários:
De segunda a sexta-feira - Terço às 17:00h
Missa às 18:00h
Sábados e domingos - Missa às 10:00h
Missa às 19:00h
Terço às 17:00h
Obs.: Todos os dias 13, missa às 10:00h.

Endereço: Rua Baltazar da Silveira - Recreio
(entre a Av. das Américas e a Praia)
Imagem: cedida por Renato Abreu

terça-feira, 19 de julho de 2011

MEGA HAIR – AS MADEIXAS POR UM FIO?

Uma dúvida não sai da cabeça das mulheres: conseguir rapidamente um belo cabelão, longo e cheio, usando a técnica do mega hair pode deixá-las carecas? Essa técnica, que vem atraindo cada vez mais adeptas, parece estar ameaçada.
Em junho de 2010, a mídia publicou uma foto da modelo Naomi Campbell com enormes falhas no couro cabeludo. O vilão teria sido o mega hair utilizado de forma abusiva. Há notícias de que a cantora Britney Spears também já enfrentou o problema.
Recentemente, a Sociedade Britânica de Tricologia pediu a proibição do procedimento, devido à possibilidade de queda excessiva dos fios. Os tricologistas (estudiosos do cabelo) alegam que a técnica está deixando áreas carecas no couro cabeludo das britânicas.
A preocupação do Centro de Tricologia de Londres está baseada nas estatísticas que apontam para o aumento de 15% no número de mulheres que procuram ajuda, devido aos danos causados pelo implante. Segundo eles, o perigo está principalmente no peso, na tração provocada na raiz e na cola utilizada para aderir os fios falsos aos naturais, o que pode gerar inflamações que levam à queda do cabelo. Com a retirada do implante, alguns fios podem retornar, mas outros se perdem definitivamente.
Rosângela Sanches, profissional do Just You, afirma que trabalha, há 25 anos, com implantes e que o problema não está no procedimento: “Vejo risco no profissional que não sabe proporcionar uma boa qualidade do serviço”. Segundo Rosângela “qualquer pessoa pode usar mega hair, desde que o profissional dose a quantidade de mexas que vai ser aplicada, para que não haja muito peso”.
A profissional prefere outros tipos de implantes, sem o uso de cola: “Eu uso Micro Trança, Nó Italiano, só o amarrado... não precisa ser o Mega Hair usado com essa cola que danifica o cabelo”.
Quanto aos cuidados que se precisa ter com o implante, ela afirma que não é nada diferente do trato que se tem com a cabeleira natural: “Eu mesma uso o implante há 25 anos e o que se tem que fazer para mantê-los saudáveis e bonitos é lavá-los muito bem, condicionar, hidratar e escovar, com a frequência natural”.
Depois desse recado, as adeptas dormirão mais sossegadas.
Rosângela Sanches
Just You Centro de Beleza
Av. Sete de Setembro, 156 Icaraí – Tel.: 2612-3504

LIVRO: RECOMENDAÇÃO DO EI!

A Confissão
John Grisham
A Confissão traz uma luta judicial para tirar do corredor da morte um astro local de futebol acusado injustamente de ter raptado, violentado e matado uma líder de torcida. O verdadeiro assassino, que tem um tumor inoperável no cérebro, confessou o crime. Porém, ele terá de convencer advogados, juízes e políticos.
Especializado em defesa criminal e processos por danos físicos, John Grisham narra, neste livro, a história de Donté Drumm, condenado por um crime que não cometeu. Como o cronômetro corre acelerado para a sua execução, John vê seus últimos minutos de vida nas mãos do verdadeiro assassino e dos trâmites do sistema judiciário.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

TREINAMENTO TÉCNICO EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

OBJETIVOS: conhecimento dos diferentes tipos de sistemas fotovoltaicos; aprendizado das técnicas de aproveitamento da energia solar e conhecimento dos equipamentos utilizados; aplicações da energia solar fotovoltaica; capacitação em dimensionamento e instalação de sistemas fotovoltaicos; possibilidade de geração de negócios e oportunidades na área.

PÚBLICO ALVO: arquitetos, empreendedores, engenheiros, profissionais da indústria, representantes comerciais, técnicos da área.

SERVIÇO:
Local: Ribeirão Preto.
Dias: 22 e 23 de julho.
Mais informações: www.blue-sol.com

OAB-NITERÓI PROPÕE A CRIAÇÃO DO HOSPITAL DA MULHER

A Comissão OAB Mulher, presidida por Rita Rivello, o vereador João Gustavo, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, e o médico Ivan Araújo Penna, professor adjunto de Ginecologia Medicina Reprodutiva do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), são alguns dos mais empenhados na criação do Hospital da Mulher na cidade.
A iniciativa busca melhorar o atendimento, principalmente da classe menos favorecida, com a prevenção de doenças ginecológicas e a consequente redução da mortalidade, que já é muito elevada.
Batalhadora em prol do acesso amplo à saúde preventiva e da agilização no diagnóstico precoce do câncer ginecológico, Rita propõe a união de forças para levar, em nome da OAB Niterói, a proposta da criação do Hospital da Mulher ao poder público municipal. “Nossa comissão não medirá esforços para concretizar esta ideia”, lembrando que a Lei Estadual n° 5245/2008 garante a todas as mulheres que trabalham o direito a um dia de folga por ano para a realização do exame preventivo do câncer de mama e do colo do útero.
Eliane Martins Romêo, Elza Briggs Tonelli, Magda Bittencourt, Silvia Junqueira, Stela Marsillac e Valéria Nemer de Paula Freitas Oliveira, integrantes da Comissão, junto com Satiê Mizubuti, à frente da Coordenação dos Direitos das Mulheres de Niterói (Codim),também estão empenhadas na questão.
Imagem: goionews.com.br

VAI QUITAR SEU EMPRÉSTIMO? ATENÇÃO!

Quando solicitar o valor para pagamento antecipado de seu empréstimo - que dá, por lei, direito à redução proporcional dos juros - não peça apenas o boleto, mas também a planilha com os cálculos que a instituição financeira (IF) fez para chegar ao valor que vai lhe apresentar. A planilha deve conter, para cada mês cuja prestação ainda não foi paga: o valor da prestação, os juros descontados e, por diferença, o valor líquido resultante. A soma desses valores líquidos mensais, se calculados corretamente, é o que o cliente deve pagar à IF.
Há, pelo menos, dois motivos para se ter a planilha. O primeiro é que há IFs apresentando os boletos para pagamento sem considerar alguns meses nos cálculos. Por exemplo: solicito o valor para quitação em junho e a IF me fornece um boleto considerando nos cálculos os valores a partir do mês de outubro. Pago o boleto e penso que quitei a dívida. Entretanto, como a IF não computou os meses de julho, agosto e setembro, continuo devendo esses meses à IF e minha margem consignável fica retida, podendo ainda inviabilizar a tomada de empréstimo junto a outra IF se for meu desejo. Com a planilha, torna-se fácil saber a partir de que mês os cálculos foram feitos e se algum deles foi “esquecido”.
O segundo motivo é que - se eu resolver contestar, até judicialmente, os valores que a IF me forneceu – a planilha da IF pode ser útil para efeito de verificação da lisura dos cálculos.
Se a IF se recusar a fornecer a planilha, reclamações podem ser feitas ao Banco Central do Brasil pelo fale conosco do site www.bcb.gov.br, pelo telefone 08009792345 ou pelo atendimento presencial na Av. Presidente Vargas, 730.
Imagem: queroficarrico.com

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O RIO QUE O TURISTA NÃO VÊ

Turistas estrangeiros quando chegam ao Rio de Janeiro dificilmente conhecem a cidade que fica fora do roteiro óbvio: Corcovado, Pão de Açúcar, Copacabana, Maracanã e as casas noturnas de samba. Espaços culturais, como a Casa de Cultura Laura Alvim, são excelentes pontos da cidade, freqüentados, quase exclusivamente, por cariocas ávidos por um programa cultural de qualidade.
Construída entre 1906 e 1913 pelo médico e cientista Álvaro Alvim, a casa foi deixada como herança para sua filha Laura que, em 1984, doou o imóvel à Funarj. Laura desejava ser artista, o que lhe foi negado pelos pais. Enquanto viveu na mansão, Laura fez dela ponto de reunião de artistas de vanguarda. Ela própria, nos encontros, declamava e encenava para amigos.
Em 1986, a Casa de Cultura iniciou suas atividades como espaço cultural, realizando o sonho de sua última proprietária e continua sendo local onde se apresentam veteranos e também jovens artistas.
Foi no Café do Laura (Teatro Laura Alvim) que encontramos os músicos Mariana Zwarg (flauta) e Luciano Camara (violão) que executavam, com sensibilidade e beleza, obras de Hermeto Pascoal, Sivuca, Pixinguinha, Tom Jobim, Chico Buarque e Edu Lobo. No programa ainda constam peças de jazz e temas de filmes como Noviça Rebelde.
A Casa de Cultura Laura Alvim abriga dois teatros, uma galeria de arte e uma livraria. A apresentação de Mariana e Luciano faz parte da programação do Café do Laura, que fica no pátio do prédio e acontece aos sábados e domingos das 10 às 13horas.
Pena que os turistas não sabem disso!
Imagem: Luciano Camara (foto cedida pelo violonista).

A EVOLUÇÃO DO VÔLEI NO BRASIL

O Vôlei brasileiro, hoje, é duas vezes campeão olímpico (Barcelona-1992 e Atenas-2004), além de nove vezes campeão da Liga Mundial (1993, 2001, 2003 a 2007, 2009 e 2010), o maior vencedor da competição. Mas uma geração fantástica do esporte no Brasil, que ficou conhecida como Geração de Prata, que foi a medalha obtida no Campeonato Mundial de Buenos Aires-1982 e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984, foi a que abriu caminho para o enorme sucesso do Vôlei brasileiro. Aquela equipe contava com jogadores como Renan Dal Zotto, Bernard Rajzman, William Carvalho e Bernardo Rezende, o Bernardinho, atualmente treinador da Seleção Brasileira de Vôlei. Essa equipe masculina do país criou dois estilos inovadores de saque, o Jornada nas Estrelas, de Bernard, e o Viagem ao fundo do mar, de Montanaro.
O país é, ainda, muito bom no Vôlei feminino, sendo o atual campeão olímpico, e no Vôlei de Praia, tanto no masculino, já tendo sido campeão olímpico com Ricardo e Emanuel, em Atenas-2004, quanto no feminino, que também já conquistou o lugar mais alto do pódio, com Jacqueline e Sandra, em Atlanta-1996, a estreia do Vôlei de Praia nos Jogos Olímpicos. Temos ainda como bons resultados olímpicos no Vôlei de Praia as medalhas de prata de José Marco e Ricardo, em Sydney-2000, e Márcio e Fábio Luiz, em Pequim-2008, e o bronze de Ricardo e Emanuel, no mesmo ano, no masculino. No feminino, foram importantes a prata de Mônica e Adriana Samuel, em Atlanta-1996, as pratas de Adriana Behar e Shelda, em Sydney-2000 e Atenas-2004, e o bronze de Adriana Samuel e Sandra, em Sydney-2000.
Imagem: washingtonpost.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

INCENTIVO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

Considerando que alimentos orgânicos são melhores para o cidadão, agricultores e meio ambiente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu, no início de junho, em todo o País, a Semana dos Alimentos Orgânicos, com o tema "Produtos Orgânicos - Ficou mais fácil Identificar". A principal finalidade foi conscientizar os consumidores sobre formas de identificação do produto nos pontos de venda. O evento foi composto por palestras, distribuição de material explicativo e degustações de alimentos orgânicos.
Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido com os princípios agro-ecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente, como fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
A legislação brasileira, em vigor a partir de janeiro de 2011, indica que o consumidor pode reconhecer o produto orgânico pelo selo brasileiro, exigido no rótulo na venda em lojas e mercados, ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Os produtos orgânicos, tanto de origem animal como vegetal, são mais saudáveis, têm mais sabor e possibilitam ao cidadão acesso a todas as vitaminas e minerais preservados, como decorrência do manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais. A inserção dos produtos orgânicos nos cardápios de restaurantes tem sido uma forma de valorizar os pratos e marcar uma posição de responsabilidade dos estabelecimentos por estimularem o desenvolvimento sustentável.
Na agricultura orgânica os trabalhadores rurais não ficam expostos ao contato com insumos tóxicos e os consumidores não estão expostos à ingestão de agrotóxicos presentes nos alimentos convencionais.
A produção orgânica também prioriza o uso responsável dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, diversificando e integrando a produção de espécies vegetais e animais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados.
Imagem: health-food-stores.org

ADVOGADOS: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE PRATICA EM PROCESSO ELETRÔNICO

O Centro de Inclusão Digital da OAB de Niterói, pioneiro no País, informa que estão abertas, na ESA da instituição, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, as inscrições para o curso de prática em processo eletrônico para advogados. É necessária a apresentação do certificado digital. As aulas começam em agosto. Inscrição presencial na sede da entidade.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

NOITE ITALIANA NO BISTRO MAC

Tutto Il sapore d’Italia, nel nostro píu grande monumento.
Da non perdere.
Menu especial a la carte com entradas, pratos principais e sobremesas.
Apresentação da pianista Ana Maria Brandão em lindos clássicos e melodias italianas, contando ainda com a participação especial da cantora ítalo-brasileira Ika Vilardo.

SERVIÇO
Dia/Hora: 14 de julho (4ª feira), às 20:30h.
Local: BISTRO Mac – Mirante da Boa Viagem, s/nº - sub-solo do MAC. Tel.: 2629-1416.
Programação completa no site www.bistromac.com.br
Imagem: Veneza Romântica.

DESCONTOS CONCEDIDOS AOS FILIADOS DO SINAL-RJ

A Choperia Icaraí Grill está concedendo descontos aos filiados e funcionários do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central – SINAL-RJ nas refeições: 10% de segunda a sexta-feira e 15% nos finais de semana. A Icaraí Grill funciona na Rua Coronel Moreira César, 19, Icaraí, Niterói, tel.: 2704-3930 e na Rua da Conceição, 204/206, Centro, Niterói, tel.: 2613-0694/2704-5816.
As instalações da Rua da Conceição não funcionam aos domingos e feriados e os descontos não abrangem bebidas e sobremesas.
É condição necessária para a prestação de serviço aos filiados do SINAL-RJ a apresentação da carteirinha e/ou comprovante de filiação do SINAL-RJ, observado o prazo de validade da mesma, e quando se fizer necessário, o documento de identificação do dependente.
A comida é muito boa. Vale a pena conferir.

CUIDADOS COM SEU CÃO NO INVERNO

O frio chegou e muitos donos de cães e gatos se perguntam se precisam agasalhar seus animais, colocando roupas, comprando casinhas, caminhas e etc.
Nos países em que no inverno há neve, muitos cães passeiam normalmente sobre ela, sem roupa ou acessórios para aquecê-los.
Na verdade muitas raças de cães têm origem em países frios e possuem uma proteção natural de gordura e pelagem (com pêlo e sub-pêlo) que os protegem naturalmente contra o frio. Alguns exemplos são: husky, samoyeda, pastor alemão, spitz alemão (lulu da pomerânia), vários terriers de pêlo duro, etc. Com estes animais peludos não é preciso se preocupar muito com o frio, pois estão preparados para enfrentá-lo. Porém, aqueles mais velhos, com problemas articulares, como por exemplo, artroses, no frio poderão sentir mais dor, então nada como colocá-los em algum lugar mais quentinho e abrigado, como em colchonetes ou cobertores.
Animais que têm pelagem longa e não tem sub-pêlo como shih-tzus, poodles, yorkies e malteses, muitas vezes podem ser mais friorentos. Nos animais que notamos que estão mais quietinhos e tremendo, enrolados em um cantinho, podemos colocar roupinhas, desde que mantenhamos a escovação da pelagem destes pelo menos duas vezes ao dia, pois as roupas tendem a embaraçar muito o pêlo, causando nós, que serão difíceis e dolorosos de se retirar durante o banho. A roupinha mais indicada nestes animais seriam as do tipo “capinhas” (devido ao menor atrito nas axilas).
Raças de pêlo curto de todos os tamanhos, por exemplo: dachshund, pinscher, boxer, dobermann e fox paulistinha, tendem a sentir mais frio que os outros. Nestes, roupinhas tipo camisetas de “soft”, malhas de lã e também as capinhas, são recomendadas, desde que o animal se sinta confortável com elas. Já que nunca recomendamos colocar uma roupa em um animal se ele não gosta. Como percebemos? Eles ficam paralisados e não conseguem se locomover, alguns mordem a roupa e tentam arrancá-la do corpo.
Gatos em sua maioria não se adaptam a roupas, porém sempre acham um lugar mais aquecido com maior facilidade.
Glauber Leal Martins
Médico Veterinário - CRMV-RJ 9658
(21) 2611 0303

terça-feira, 12 de julho de 2011

VELA: UM ESPORTE EM CONTATO TOTAL COM A NATUREZA

A Vela é um esporte em total contato com a natureza, que trabalha o cognitivo, o emocional e a parte motora de maneira muito forte, segundo Fernanda Hoffmann, coordenadora de Iniciação Esportiva do Projeto Grael, que faz um grande trabalho com crianças de famílias de baixa renda em Niterói.
As competições de Vela envolvem diversos tipos de embarcações, divididos em categorias, conhecidas como classes, podendo ter de um a dezenas de tripulantes.
A principal competição do esporte, que é de nível oceânico, é a Volvo Ocean Race, que é uma volta ao mundo pelo mar. Ela ocorre desde 1972 e seu trajeto consiste de uma largada da Europa com destino à África do Sul, e daí até o Cabo Horn (ponto mais meridional da América do Sul). A partir dali, segue-se para a Austrália, depois até o Brasil, e termina-se com um retorno à Europa.
O Brasil tem vários velejadores muito famosos, como Marcos Soares, Torben Grael, Lars Grael, Marcelo Ferreira, Robert Scheidt e Bruno Prada.
Esse esporte já deu ao Brasil 16 medalhas olímpicas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze. Dentre essas medalhas, destacam-se o ouro de Marcos Soares, em Moscou-1980, na Classe 470, os dois ouros de Torben Grael e Marcelo Ferreira, em Atlanta-1996 e Atenas-2004, na Classe Star, e os dois ouros de Robert Scheidt, na Classe Laser, também em Atlanta e Atenas.
Hoje, uma grande esperança do Brasil é na Vela feminina, na Classe 470, com a dupla Martine Grael e Isabel Swan, tendo a segunda sido medalha de bronze na mesma categoria, em parceria com Fernanda Oliveira, nos Jogos Olípicos de Pequim-2008. Martine e Isabel vão participar, em julho, dos Jogos Mundiais Militares, a serem disputados no Rio de Janeiro, e são esperança de medalha para o Brasil.
Imagem: foto de Rafael Sardenberg.

DVD : JOGO DE PODER – O EI! RECOMENDA

(Fair Game, 2011) - Com Naomi Watts e Sean Penn.
Thriller político que narra a história real da agente da CIA Valerie Plame. A ação começa pouco após os atentados de 11 de setembro de 2001. A agente Valerie faz parte de uma equipe altamente especializada da inteligência americana, que prova que o Iraque não possui armas de destruição em massa. Porém, mesmo com todas as evidências contrárias, os EUA invadem a terra de Saddam, o que provoca a total indignação do ex-embaixador Joe Wilson, marido de Valerie, que inicia uma campanha de conscientização da população contra os desmandos de Bush. Jogo de Poder emociona tanto pela forte indignação que provoca contra os mais altos escalões do poder, quanto pelo drama pessoal que se estabelece na família de Valerie e Joe.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

POR QUE TEMEMOS “NÃO” COMO RESPOSTA?

Era uma conversa entre jovens. Um deles perguntou ao outro: você já pediu ao pai do Augusto a oportunidade de trabalho que você queria na empresa dele?
A resposta foi imediata: eu não! Tenho medo que ele me diga que não dá.
Por que tememos “não” como resposta?
Não será porque ao longo dos milênios, apesar de havermos evoluído bastante, tecnologicamente, nos tornamos cada vez mais conflituosos e medrosos em termos de relações humanas? Não será esse medo parte da ausência real de relações, devido às imagens que “criamos” pelo pensamento a respeito de nós mesmos e de nossos semelhantes? A imagem que faço do outro é o outro, ou apenas uma imagem?
Se não “criássemos” imagens qual a importância de receber “não” como resposta? Por que temos sempre que ser satisfeitos em nossos desejos? Como iremos enfrentar situações cada vez mais complicadas geradas em uma sociedade caótica “criada” por nós mesmos, se não atentarmos para a maneira como pensamos, falamos e agimos? Muitos são capazes de resolver sofisticados problemas técnicos, mas não conseguem se relacionar minimamente com os demais. Quase sempre utilizamos respostas armazenadas na memória, frutos de vivências passadas trazidas pelo pensamento, para resolver novos desafios. Pode o novo ser resolvido pelo passado? Não será que a vida está sempre se renovando e só a atenção, momento a momento, será capaz de apresentar respostas adequadas a cada situação que surge?
No caso em questão, conheço algumas pessoas ainda capazes de dar respostas simples a seus desafios: uma delas questionada sobre porque não temia receber “não” como resposta foi simples e direta: - É fácil; o “não” em nada muda a minha situação. O que muda é o “sim”. Quando desejo um emprego, falo com quem pode decidir a questão. Se a resposta for “não”, continuarei na mesma. Se for “sim” terei o emprego que desejo.
Por que a maioria de nós é incapaz de perceber até mesmo essa simples realidade?
Imagem: psychotherapybrownbag.com

CARTILHA PARA TURISTAS

Para ajudar a fazer de uma viagem uma experiência bem-sucedida, o Ministério do Turismo acaba de lançar a segunda edição do guia de bolso Viaje Legal. A cartilha, que já está disponível no hotsite da campanha Viaje Legal, reúne informações que ajudam o turista a preparar a viagem, dicas sobre como aproveitar o melhor do destino escolhido e orientações sobre como proceder em casos de imprevistos, como cancelamentos de voos, overbookings em hotéis e violações do direito do consumidor. Além de apresentar o Cadastur, sistema no qual o consumidor pode consultar empresas e profissionais do setor regularizados junto ao ministério, o guia traz recomendações sobre a compra de pacotes de viagem, transporte de animais, quebra de contratos de serviços turísticos e ingresso de produtos de origem orgânica e agrícola no Brasil. O guia Viaje Legal, será distribuído durante o 6º Salão do Turismo, de 13 a 17 de julho, em São Paulo, e em destinos brasileiros estratégicos. www.turismo.gov.br
Fonte: Secom.
Imagem: wallpaperweb.org