domingo, 8 de janeiro de 2012

PRÊMIO MELHOR DO MUNDO DA FIFA DE 2011

O Prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA completa, em 2011, vinte anos de existência. Cinco jogadores brasileiros já conquistaram o prêmio: Romário (1994), Rivaldo (1999), Kaká (2007), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) e Ronaldo (1996, 1997 e 2002). O francês Zinédine Zidane, com três conquistas, é o maior vencedor, juntamente com Ronaldo. Apenas um africano conquistou a premiação, o liberiano George Weah, em 1995. Em 2011, o argentino Lionel Messi (foto) pode ser o primeiro a realizar o feito de conquistar a premiação por três vezes consecutivas: ele concorre com o português Cristiano Ronaldo e com o espanhol e seu companheiro de clube Xavi, no dia 9 de janeiro de 2012.
Na mesma cerimônia de premiação será eleita, também de uma lista prévia de 55 jogadores divulgada em dezembro, a Seleção Mundial de 2011. Deste grupo, serão escolhidos um goleiro, quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes. A seleção atual campeã mundial, a Espanha, conta com 12 representantes, seguida por Brasil com oito, Alemanha e Inglaterra, com cinco, Portugal com quatro, França, Holanda e Itália com três, Costa do Marfim, Argentina e Uruguai com dois e Sérvia, País de Gales, Bélgica, Colômbia e Camarões, com um. Os brasileiros na lista são os laterais-direitos Daniel Alves e Maicon, os zagueiros Lúcio, David Luiz e Thiago Silva, o lateral-esquerdo Marcelo, o meia Kaká e o atacante Neymar, o único deles em atividade no Brasil.
Por tudo que mostrou mais uma vez em 2011, especialmente na final do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, na goleada por 4 X 0 do Barcelona sobre o Santos, quando marcou dois gols, a conquista de Melhor do Mundo da FIFA de 2011 muito dificilmente não ficará com Lionel Messi, apesar de concorrer com dois jogadores também de altíssimo nível, principalmente Cristiano Ronaldo, que faz toda a diferença no Real Madrid e na Seleção Portuguesa. Em relação à Seleção Mundial, espero muitas dificuldades na escolha dos 11 jogadores, pois encontram-se na lista apenas nomes de muito peso do futebol mundial da atualidade. Acredito que entre os brasileiros que estão concorrendo, Daniel Alves, Thiago Silva, Marcelo, Kaká e Neymar, o maior nome do futebol brasileiro no momento, pelo menos um têm todas as condições de aparecer nessa seleção.
No feminino, a brasileira Marta concorre novamente, podendo ganhar pela sexta vez consecutiva.
Imagem: futjr.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário