domingo, 22 de janeiro de 2012

EBE MONTA MÓDULOS PARA DUAS PLATAFORMAS E ALCANÇA MAIS DE 90% DE CONTEÚDO NACIONAL

Até o final de 2012, a EBE vai entregar os dez módulos que está construindo para a Petrobrás. A empresa assinou um contrato de US$ 122 milhões para o fornecimento de dois conjuntos de cinco módulos – um para a P-58 (Baleia Azul) e outro para a P-62 (Roncador). Cada conjunto contém três módulos de compressão de gás, um de compressão de gás booster e um de armazenamento químico. São plataformas do tipo FPSO (Floating Production Storage Offloading) divididas em 6 módulos de compressão de gás – Módulos 2A, 2B e 2C , 2 módulos de compressão Gás Booster - Módulo 09 e 2 módulos para área armazenagem de produtos químicos– Módulo 12. A montagem está sendo realizada no canteiro de obras localizado na Nuclep, em Itaguaí no Rio de Janeiro.
Os módulos que serão incorporados às plataformas P-58 e P-62, foram projetados para uma vida útil de 25 anos de operação contínua e apresentarão as seguintes características:
Um dos marcos da obra é a colocação dos módulos para as balsas (Load Out) e posterior transporte marítimo, com datas previstas para Junho/2012 os módulos da P-58, sendo transportados do Rio de Janeiro para o estado do Rio Grande do Sul e, para Agosto/2012 os módulos da P-62, transportados para o estado de Pernambuco onde serão realizadas suas respectivas integrações nos FPSO´s. Durante a fase da integração dos FPSO´s a EBE ainda terá um período de assistência técnica para a PNBV.
O Grupo MPE ao longo de sua existência sempre foi um incentivador do desenvolvimento do mercado nacional. Um exemplo a se destacar é este projeto, cuja a exigência contratual de conteúdo nacional é de 75,5% e a EBE esta atingindo o patamar de 90% destacando-se como o melhor índice atingido em obras desta natureza. Isto demonstra a capacidade de realizarmos obras no Brasil privilegiando os fornecedores nacionais. Outro destaque é a avaliação de desempenho realizada pelo nosso cliente denominado BAD (Boletim de Avaliação de Desempenho) que durante os nove meses de obra, atingimos os conceitos bem acima dos índices de uma boa qualificação, perfazendo uma média de quase 90 pontos.
O engenheiro Paulo Massa, responsável pela execução deste empreendimento, disse que a EBE está preparada para os novos desafios que virão: " A experiência de nossa equipe, está sendo mostrada nesta obra e comprova que a EBE está pronta para avançar ainda mais na produção de novos módulos para as futuras plataformas de produção. Desenvolvemos uma forma de trabalhar que nos dá ganho em escala, o que é muito bom para nós e para Petrobrás."
Imagem: cedida por Paulo da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário