terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DOENÇA INFLAMATÓRIA DA COLUNA: ATENÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE

Dados mostram que a maioria dos indivíduos experimentará ao longo da vida pelo menos um episódio de lombalgia aguda. Estes quadros benignos caracterizam-se por dor lombar de início agudo, bastante doloroso, pior à movimentação do tronco, aliviado com o repouso e com duração média de poucas semanas.
Agora, preste bastante atenção se você for jovem ou adulto até os 45 anos e apresentar dor lombar com as seguintes características: duração maior do que 3 meses; início insidioso, isto é, vagaroso; rigidez lombar matinal maior que 30 minutos; melhora da dor lombar com o exercício; nenhuma melhora com o repouso e piora noturna da dor, geralmente na segunda metade da noite, com alívio subsequente após levantar-se. Caso preencha todas ou a maioria destes sintomas, procure um reumatologista pois você pode ser portador de uma doença reumática crônica autoimune chamada de espondiloartrite.
O termo “espondiloartrite” engloba algumas doenças que podem evoluir com processo inflamatório das articulações sacroilíacas (junção da bacia com a coluna) e da coluna vertebral. O protótipo do grupo é constituído pela espondilite anquilosante. Doenças como a psoríase, Crohn, retocolite ulcerativa e a artrite reativa também são potencialmente capazes de cursar com este padrão de lombalgia inflamatória. Outros sinais e sintomas podem estar presentes, tais como: inflamação de articulações periféricas (ex: joelhos, tornozelos, pés), dor nos calcanhares devido à inflamação da inserção óssea do tendão de Aquiles ou da fáscia plantar, episódios agudos de dor e vermelhidão ocular (uveíte) e inchaço difuso dos dedos das mãos e dos pés (dactilite).
Grandes avanços têm ocorrido no campo da fisiopatologia e também no tratamento deste grupo de doenças. Já há disponibilidade no SUS de medicamentos biológicos direcionados contra moléculas implicadas no mecanismo da doença que proporcionam melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, o melhor benefício é conseguido com o diagnóstico precoce.
Dr. Rodrigo Poubel Vieira de Rezende
Médico Reumatologista - Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia
www.rodrigopoubel.com.br - Consultório: 2613-5469/2613-2184
Imagem: orthopauher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário