A expectativa do governo brasileiro é que a melhoria do transporte coletivo se transforme em um dos legados da Copa de 2014. Feitos em parceria entre os três níveis de governo (União, estados e municípios), cerca de 50 projetos de transporte coletivo para as 12 cidades-sede são parte dos benefícios que ficarão para os brasileiros depois da Copa de 2014. Além do previsto para atender aos jogos, outros 12 grandes centros urbanos serão beneficiados por obras semelhantes. A maior parte das obras está na fase de projeto e licitação e cinco das 12 cidades já iniciaram obras. Os principais projetos são corredores de ônibus e a instalação de meios de transporte urbano sobre trilhos: monotrilhos e veículos leves (VLTs).
Algumas cidades reformularão os sistemas de transporte coletivo para atender de forma especial os torcedores do Mundial. Curitiba, por exemplo, terá o Circular Copa, uma linha especial na região central da cidade durante os 30 dias da Copa. Tomara que tudo funcione a contento e possamos nos beneficiar dessas obras. Essa notícia foi divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Posteriormente, a Ministra Miriam Belchior declarou que as obras de mobilidade urbana não são essenciais para a Copa. “As obras de mobilidade urbana são legado, mas não são fundamentais. Posso decretar um feriado em São Paulo no dia do jogo e garantir que não tenha trânsito”, justificou a ministra.
A nosso ver, com Copa ou sem Copa, as cidades precisam ver resolvidas suas questões de trânsito.
Imagem: thebest.blog.br
Imagem: thebest.blog.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário