sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GRUPO ESCOTEIRO PROMOVE EVENTO COMEMORATIVO PARA FESTEJAR 65 ANOS DE FUNDAÇÃO

Para celebrar os 65 anos de fundação, o Grupo Escoteiro São Francisco de Assis (GESFA) promove na noite deste sábado, 29 de outubro, às 19 horas, uma atividade tipicamente escoteira chamada “Fogo de Conselho”, na sua sede em Pendotiba. Pais e responsáveis pelos jovens assim como parceiros de outras instituições e antigos escoteiros do GESFA são convidados a participar da confraternização. Para obter mais informações e confirmar presença, entre em contato pelo e-mail chefia@gesfa.org.br.
O Fogo de Conselho é uma cerimônia tradicional no Escotismo que ocorre geralmente na última noite dos acampamentos. Ao redor da fogueira, os escoteiros apresentam esquetes, ouvem histórias e cantam músicas. É um momento de alegria e reflexão apropriado para que os jovens possam expressar a criatividade e demonstrar aptidões artísticas. Ao compartilhar essas experiências em um ambiente sadio e fraterno, busca-se contribuir com o desenvolvimento da juventude.
Fundado em 26 de outubro de 1946 pelo padre Adauto de Menezes, o GESFA realiza um trabalho voluntário de estímulo à cidadania através de atividades atraentes, progressivas e variadas, como acampamentos e excursões. Dentre elas, destacam-se também ações comunitárias e ecológicas como mobilizações em prol dos desabrigados pelas chuvas, plantios de mudas e mutirões de limpeza de rios e praias. Estima-se que ao longo de mais de seis décadas de existência do Grupo, dezenas de gerações de jovens da cidade já tenham participado de suas atividades.
Hoje, o GESFA apresenta um efetivo de aproximadamente 90 membros sendo mais de 60 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 21 anos. Há três anos, em 2008, o Grupo foi agraciado com o Título de Utilidade Pública Municipal concedido pela Câmara de Vereadores de Niterói.
De acordo com Gelsom Rozentino, diretor presidente do GESFA, a ocasião é especial. “São 65 anos dedicados à juventude. O aprendizado pela prática proporcionado pelas atividades escoteiras contribui para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade. É um trabalho de educação não formal gratificante porque em pouco tempo você já percebe o progresso dos jovens”, garante o dirigente que ingressou no Grupo em 2004, como pai de uma lobinha e de uma escoteira.
Ele confia no potencial de transformação social do Movimento Escoteiro, organização centenária criada pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. No Brasil, o Escotismo chegou em 1910. “As atividades escoteiras utilizam referências lúdicas e um sistema de valores que auxiliam na formação do caráter de crianças e adolescentes. Por isso, acredito que o Escotismo faz a diferença na sociedade contemporânea para a construção de um mundo melhor”, afirma Gelsom.
O escoteiro Arthur Ventura, de 13 anos, considera importante o compromisso com o ideal de fraternidade, paz e altruísmo que aprendeu no GESFA e vai levar esses princípios para toda a vida. “Fiz muitos amigos aqui. Acho que o Escotismo é um estilo de vida. Eu não sou escoteiro apenas quando visto meu uniforme azul e meu lenço marrom, mas em todas as ocasiões, seja na escola, em casa ou com meus amigos do bairro”, explica o menino que participa do GESFA desde os 8 anos, quando entrou como lobinho.
Para Gelsom, as atividades escoteiras estimulam autonomia e responsabilidade, com a vantagem de oferecer o contato com a natureza. “O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter. Dessa forma, tornam-se adultos responsáveis e úteis nas suas comunidades. Além disso, aprendem na prática os conhecimentos que vão aplicar no seu dia a dia, como o trabalho em equipe”, explica Gelsom que vê no comprometimento dos pais um aspecto essencial para o sucesso desse projeto educativo.
Imagem: cedida pela Assessoria de Comunicação do Grupo Escoteiro São Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário