quinta-feira, 14 de março de 2013

NA ÍNDIA, UMA ESCOLA MUDOU O CLIMA DA REGIÃO

Rishi Valley School - Entrada
Área externa
Os alunos
Prédio principal
 A QUEM INTERESSA DESENVOLVER UM PROJETO DESSES?
O educador Jiddu Krishnamurti fundou várias escolas em diferentes partes do mundo com o propósito de trabalhar com os estudantes os princípios de liberdade interior, bondade e responsabilidade com o meio ambiente.
Uma delas, Rishi Valley School, fica ao sul da Índia, uma região de terra árida, aos pés da rocha Rishi Konda. Com a ajuda das comunidades locais e dos alunos, utilizando processos simples e inteligentes de irrigação e armazenamento de água, foi iniciado o processo de reflorestamento do terreno, então com 350 hectares.
Essa escola foi fundada em 1926 quando a preocupação ecológica era pouco, ou nada, cogitada. Quem visita o Vale do Rishi percebe a diferença no clima: fora dos limites da escola o ar é seco e a paisagem desértica, enquanto dentro, a temperatura é mais amena e a vegetação abundante.
Na Rishi Valley School, além das atividades acadêmicas normais, os alunos trabalham, entre outros, em projetos de agricultura, pecuária e reflorestamento. A agricultura e a pecuária desenvolvidas na escola são orgânicas e atendem entre 60 a 70% as necessidades de consumo da escola. Quando há excedente ele é vendido. 
Cerca de 250 acres de terra foram reflorestados, só nas últimas décadas. Todo trabalho é desenvolvido com grande atenção ao consumo de água e de energia, que atualmente parte é captada por painéis solares. O terreno, inóspito no passado, se transformou em Reserva Nacional transbordante de vida, com especial interesse para ornitologia e abriga uma enorme variedade de pássaros, muitas delas em extinção.
A Rishi Valley School é prova cabal de que, através do verdadeiro trabalho educacional, é possível promover uma transformação no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário