sábado, 24 de agosto de 2013

PLANETA EM RISCO: SAIBA QUAL É A NOSSA RESPONSABILIDADE

A Terra registrou, nos últimos dias, a maior concentração de CO2 na atmosfera: 400 partes por milhão de dióxido de carbono, um nível considerado limite pelos cientistas para evitar os piores cenários do clima. Entre as muitas consequências previstas estão a aceleração do degelo, tempestades mais violentas, graves impactos sobre a biodiversidade e milhões de refugiados ambientais que terão que buscar outro lugar para viver.
Essa crise já vinha sendo abordada nas palestras do educador Jiddu Krishnamurti, desde 1948, quando a preocupação ecológica ainda não era cogitada.
Ele dizia:
Estamos destinados a viver na Terra ajudando-nos uns aos outros, e não destruindo uns aos outros. Estamos enfrentando uma crise tremenda. Uma crise que os políticos não resolverão, que a religião não resolverá, os cientistas também não (...) pois esta crise está em nossa consciência, na consciência da humanidade.
O desafio está em compreender nossa consciência, pois fomos nós que construímos esta sociedade. Somente uma mudança radical pode alterar essa desintegração. Ao produzir uma mudança radical no ser humano, em você, estará produzindo uma mudança radical na estrutura e na natureza da sociedade. A atual desintegração está diretamente relacionada conosco e, portanto, a responsabilidade cabe a cada um de nós.
Temos deixado esse problema para os outros para os políticos, para os cientistas, para os salvadores, para as Nações Unidas, e assim por diante. Mas você sabe que se trata de um problema seu. Somos diretamente responsáveis por esse problema.

Fragmentos de obras de Krishnamurti
The Collected Works -Vol. V; p. 182 – palestras proferidas anos de 1948 e 1949
Thalks whit American Students, p. 8 e 9 - palestras proferidas anos em 1968
Krishnamurti to Himself – p. 60 - palestras proferidas anos em 1962
Obs. essas podem ser encontradas traduzidas para o português

                  www.ebay.com.au
                  www.lightwinnipeg.org 




Nenhum comentário:

Postar um comentário