sexta-feira, 9 de agosto de 2013

AMBIENTALISTAS PREOCUPADOS: GOVERNO DE COSTA RICA AMEAÇA FECHAR DOIS ZOOLÓGICOS PÚBLICOS



 A Costa Rica abriga, em suas florestas, mais de meio milhão de espécie de animais e vegetais. Isso faz da América Central um dos territórios com maior biodiversidade do planeta.
Recentemente, o ministro do Meio Ambiente costa-riquenho, René Castro, informou que o governo pretende fechar, em 2014, dois zoológicos públicos do país. A intenção é que um deles, localizado no Centro de San José, seja transformado em jardim botânico.
 Nos dois zoológicos vivem cerca de 400 animais, de 60 espécies. Duas delas são estrangeiras: um leão e alguns pavões reais. As outras são nativas, entre as quais onças, macacos, tucanos, guaxinins, veados e antas. Segundo o ministro os animais serão soltos na natureza ou enviados para centros de resgate e zoológicos privados do país.
A fundação que administra os parques de animais está lutando para manter os espaços em funcionamento e argumenta que o contrato foi renovado até 2024.
A medida preocupa alguns ambientalistas pois trata-se de animais acostumados ao cativeiro, que não sabem caçar e precisam de cuidados especiais. Nenhum zoológico do país, além dos dois ameaçados de fechamento, possui veterinário e nutricionista especializados em animais silvestres.
A vice-ministra de Meio Ambiente da Costa Rica, Ana Lorena Guevara vem afirmando que essa medida foi tomada para acabar com o paradoxo existente no país que diz proteger a natureza, mas mantém animais em cativeiro.
Imagens: oglobo.globo.com/ciência
                nathab.com
                anda.jor.br
                costadevelopers.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário