sábado, 3 de agosto de 2013

PESO DA MOCHILA DOS ESTUDANTES NA MIRA DA LEI

 
Com o fim das férias de julho é o momento da família conferir se está tudo ok com o material escolar. Um ítem que merece a atenção dos pais também está na mira da lei: a mochila.
Antes de sair comprando a peça de grife, que muitas crianças exigem, o responsável deve observar se o modelo é correto para o peso e o tamanho do estudante. O uso de mochilas incorretas podem ferir músculos e articulações causando dores na coluna, pescoço e ombros, assim como problemas posturais.
Enquanto a criançada volta às aulas, no Senado Federal está sendo analisado um projeto de lei que define a quantidade de material que deve ser carregado pelo estudante. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia, o limite nunca deve ultrapassar a 10% do peso de quem vai utilizar o acessório.
A nosso ver é um exagero transformar essa questão em lei, até por que ela seria de difícil fiscalização e acabaria como mais uma entre as inúmeras leis que não são cumpridas, neste país. Consideramos que a família, se bem informada, pode muito bem dar conta do recado.
Para escolher a mochila correta basta atentar para alguns detalhes como:
• Se o trajeto a ser percorrido é plano e livre de escadas dê preferência a mochila de rodinhas.
• A mochila ideal para ser usada nas costas deve ter o tamanho igual às costas da criança, com duas alças largas, acolchoadas e fáceis de ajustar e tira na cintura, para manter a mochila próxima ao corpo.
E você, acha que é preciso uma lei para fiscalizar o peso das mochilas dos estudantes? 
Imagens:
mundowalmart.com.br
wallstreetfitness.com.br 
valeriareani.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário