segunda-feira, 1 de julho de 2013

PROFESSOR DE NITERÓI RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL

Os prêmios reconhecem os níveis de relevância e o esforço educacional e são concedidos por representação continental 

Em homenagem ao Dia Mundial da Água das Nações Unidas (22 de março), o World Water Monitoring Challenge (WWMC) anunciou os ganhadores dos prêmios anuais “Quarto Campeão de Água”. Os prêmios reconhecem os níveis de relevância, o esforço educacional, o suporte e a inovação na promoção da qualidade da água, através do envolvimento com a World Water Monitoring Challenge (WWMC). 
Em 2013, o programa homenageou os notáveis esforços de oito grupos com quatro participantes individuais para o alcance realizado em 2012. Entre os ganhadores individuais está o professor Rogério Lafayette Pinto que envolveu 150 alunos da Rede Municipal de Educação do Município de Niterói na defesa do Rio da Pedra, no Morro do Castro, em Niterói. Os trabalhos aconteceram durante os meses de março a novembro de 2012. 
Sob a liderança de Lafayette Pinto, que é geógrafo formado pela UFRJ e com especialização na UERJ/FFP em dinâmicas urbano-ambientais, os alunos monitoraram o rio em vários pontos, plantaram árvores ao longo de suas margens, participaram de feiras de ciências e criaram uma campanha para limpar o rio. Em uma das feiras, os alunos apresentaram uma petição solicitando um rio limpo, que foi assinado pelo Secretário Municipal de Educação, o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia e cerca de 200 outros membros da comunidade. O professor lembra que outras pessoas o ajudaram no projeto e cita, como exemplo, os estagiários estudantes de geografia. 
Para 2013, os planos do professor são continuar a campanha para limpar o rio e trazer essa experiência para outras escolas na cidade, sempre utilizando os kits de WWMC. “Esta foi uma conquista de toda a escola João Brazil, em especial da direção que apoia este trabalho e dos alunos que o realizam com entusiasmo", finalizou Rogério Lafayette.
Imagem: cedida por Rogério Lafayette

Nenhum comentário:

Postar um comentário