terça-feira, 16 de julho de 2013

CULINÁRIA POR HELÔ ABREU


História Afetiva 

Todo domingo é tradição almoçarmos em família. Tanta coisa deliciosa minha mãe preparava mas, a galinha é, até hoje, meu prato preferido. 
Gosto muito dessas nossas reuniões e das comidas hoje preparadas pela Rosa. 
Quando me casei quis fazer meu primeiro frango ao molho pardo. Primeiro problema: matar a galinha... Bom, tudo na vida tem a primeira vez, e lá fui eu matar a penosa. Quase não dormi à noite. Coloquei uma panela no fogo com água para ferver e depois… nossa gente foi muito doloroso. Eu já sabia como era, porque minha mãe matava e a gente presenciava, mas na hora de matar, nós corríamos. 
Depenei o pescoço da coitadinha, coloquei prato fundo com vinagre para aparar o sangue, peguei a faca, a minha mão tremia, estava matando, dizia que estava matando um ser e que seria condenada por Deus (rsrsrsrs!). Enfim, cortei o pescoço da galinha com minha mão leve, por esse motivo não consegui estrangular a bichinha e ela começou a se bater, isso me deu uma grande aflição. Coloquei-a na panela fervendo... saiu voando... parecia uma galinha fantasma com o pescoço pendurado e sangrando… uma peça de teatro. Resumindo, coloquei de novo a galinha na panela com água quente, para facilitar a saída das penas, seguido do processo de cortar a penosa. Para mim tudo foi muito estranho, mas cortei todas as partes certinhas! 
Hoje faço uma galinha ao molho pardo maravilhosa. Ficar sempre na cozinha me fez amar a culinária, sempre me atraiu muito... um dia conto a história do bolo que fiz quando tinha 7 anos e muitas outras de menina metida a cozinheira! 
Quem sabe, um dia, preparo uma galinha ao molho pardo para você. Enquanto isso, aqui vai a receita... se precisar me chamem que sou ótima em matar galinha! 
GALINHA AO MOLHO PARDO 
Ingredientes 
01 galinha caipira 
03 tomates em cubos 
02 cebolas (de preferência roxa) 
04 dentes de alho amassado 
Coentro a gosto 
Cebolinha a gosto 
Alfavaca a gosto 
3 folhas de louro 
5 batatas em rodelas cozidas separada 
1 pitada de pimenta 
cominho 
Sal a gosto 
Limão 
Óleo 
Coloral a gosto 
Sangue da galinha (reserve na geladeira até ser usado) 
Modo de preparo 
Corte todo o frango, tempere com limão, sal e pimenta cominho;
Reserve por 10 minutos; 
Em uma panela aberta e grande, refogue com óleo, um pouco da cebola, o alho e um pouco de coloral; 
Adicione o frango, mexendo até pegar bem o tempero; 
Depois que ela estiver toda envolvida, coloque os tomates em cubos, o coentro, a cebolinha, um pouco de água e deixe cozinhando; 
Depois que estiver cozida, acrescente as batatas e o sangue da galinha; 
Mexa, tampe e deixe ferver (para não ficar aguado).
Pode saborear uma boa galinha ao molho pardo… rsrsrsrs! 
Observações 
A galinha caipira cozinha entre 40 a 60 minutos, enquanto a galinha de granja por cerca de 20 minutos; 
A água deve ser adicionada aos poucos, tomando cuidado para não deixar a panela seca. A própria carne do frango solta muita água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário