quarta-feira, 10 de julho de 2013

AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DA UFF ATENDE PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA

O Ambulatório da Faculdade de Nutrição da UFF está aberto ao atendimento e acompanhamento nutricional de portadores de doença celíaca, com idade entre 19 e 50 anos. O objetivo é realizar o controle de sua progressão e seus sintomas. A doença celíaca é uma patologia crônica, causada por fatores genéticos, imunológicos e ambientais, que provoca intensa reação inflamatória na mucosa do intestino delgado a cada vez que este é exposto a alimentos que contenham glúten. Formado por dois grupos de proteínas, as gliadinas e as gluteninas, o glúten está presente em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia. A inflamação crônica da mucosa intestinal pode resultar em má absorção de nutrientes e desencadear doenças associadas como anemia e osteoporose. 
O tratamento é realizado exclusivamente pela dieta terapêutica. Além da necessidade de retirar os alimentos que contêm glúten da alimentação do paciente, é preciso planejar uma dieta saudável que vise corrigir possíveis carências nutricionais. Durante o atendimento, o nutricionista avalia os alimentos ingeridos pelo portador e seu estado nutricional, planeja uma dieta específica para as suas necessidades, orienta o preparo dos alimentos e para a leitura dos rótulos dos produtos alimentícios e realiza seu acompanhamento nutricional. 
As consultas são gratuitas, mas os interessados precisam apresentar exames médicos que comprovem serem portadores de doença celíaca. Outras informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (21) 2629-9850. 
Na imagem: faculdade de Nutrição da UFF
Imagem: www.uff.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário