É preocupante a notícia de que está em andamento um projeto de lei visando remanejar as árvores das ruas de Niterói e substituí-las por outras espécies mais adequadas à malha urbana.
O verde urbano é extremamente frágil e as árvores adultas que o compõe sofrem profundas agressões no dia a dia, como podas mal feitas, condições de solo inadequado, ataque por pragas entre outras. Estudos comprovam que a quantidade de árvores que morrem ou são cortadas é maior do que as novas que conseguem vingar.
Nas cidades as árvores são importantes para a qualidade de vida dos habitantes do local e cumprem uma função ambiental importante que deve ser levada em conta antes de qualquer interferência, seja o corte ou o remanejamento. Essas atitudes podem resultar em uma crescente falta de arborização cujas consequências lamentaremos em um futuro próximo.
O ser humano falhou ao projetar as cidades não levando em conta os aspectos naturais do meio ambiente. Rios foram canalizados, florestas foram sacrificadas. O correto seria desenvolver o projeto respeitando a natureza. O preço que estamos pagando por este equívoco é muito alto.
Levar em frente um projeto que arrisca a vida de inúmeras árvores para manter a obsoleta rede elétrica aérea não seria continuar no erro?
Imagem: www.clasf.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário