quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA EM NITERÓI ACONTECE NESTE SÁBADO

Expectativa é vacinar 72 mil cães e gatos

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, em Niterói, será realizada neste sábado, dia 10, das 09 às 17 horas. A Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) reservou para o município 75 mil doses da vacina, que, de acordo com os coordenadores, pretende imunizar 72 mil cães e gatos. 
De acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), por conta do período eleitoral, foi constatado aumento do movimento nas ruas da cidade, o que poderia provocar acidentes e agitação dos animais, além do risco do município não atingir a meta desejada. 
“A Campanha precisa ocorrer com calma e receber a atenção que merece. Temos que garantir a mobilização e o foco da população, que, durante o período eleitoral não aconteceria”, declarou o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Zamir Martins. 
RECOMENDAÇÕES 
O veterinário e chefe do Setor de Controle Animal do CCZ de Niterói, Fábio Villas Boas, recomenda aos donos de cães: eles devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina; somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los; crianças não devem levar os animais para vacinar; animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas; gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes. E ainda: em hipótese alguma será permitido levar a vacina para aplicar em casa. A listagem completa com todos os postos de vacinação está disponível no site www.vacinacaoanimalniteroi.com.br.
Fonte: Ascom/FMS
Imagem: cedida pela Ascom/FMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário