quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

TÁRTARO: PREVENÇÃO? ANTES DO DENTE NASCER

Nem todos sabem, mas a cárie e as doenças periodontais - gengivite, sangramento gengival, mau hálito, tártaro, inflamações gengivais que podem levar a problemas cardíacos e até a partos prematuros – são causadas pela placa bacteriana. Pelos seus efeitos, mau hálito etc, essas doenças são limitadoras do contato social porque impedem o paciente de sorrir, falar e até se relacionar amorosamente, por vergonha ou repulsa.
A placa bacteriana é uma película – composta por bactérias e saliva – que se forma constantemente em nossos dentes. Além de perigosa, é causadora de doenças na gengiva. O tártaro é a placa bacteriana que calcificou e para prevenir sua formação é preciso removê-la por meio do uso de escova de dentes e fita ou fio dental.
Conversamos com a periodontista Dra. Fabíola Considera que nos ensinou: “a prevenção do tártaro deve começar após o nascimento e vale para a vida toda. Os bebês devem ter suas gengivas limpas com gaze e água filtrada após as mamadas. Com o surgimento dos primeiros dentes, ainda com seis meses aproximadamente, deve-se usar uma dedeira para a escovação com pasta de dente sem flúor.” A Dra. Fabíola continua: “Até os seis anos, a criança ainda não tem o controle motor para usar fio e escovar corretamente, devendo essa tarefa ser realizada pelo responsável, usando pasta com menor teor de flúor. Dos seis aos nove anos, a higiene oral é supervisionada pelo responsável e realizada com pasta infantil, que não seja em gel. A escova de dentes deve ser apropriada para cada idade . A técnica de higiene usada para as crianças é diferente da usada para os adultos, devendo ser demonstrada pelo dentista diretamente na boca do paciente em consultório.”
A higiene bucal correta leva aproximadamente dez minutos e deve englobar todos os lados do dente, gengivas e língua. Os pais devem dar o exemplo, realizando devidamente sua própria higiene oral.
Mas calma, não há motivo para pânico! Existem os periodontistas, profissionais aptos a lidar com esses problemas. Informe-se e os procure. Quanto mais cedo o início do tratamento, menores as seqüelas.
Imagem: karkat.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário