sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CÃES E GATOS : AS GRAVES CONSEQUÊNCIAS DO TÁRTARO

Atualmente, um dos problemas mais comuns dos cães e dos gatos é a formação de TÁRTARO. Como conseqüência do acúmulo de tártaro, ocorre a doença periodontal, que acomete o sistema de sustentação do dente podendo levar até mesmo a perda deste.
O que poucas pessoas sabem é que o maior perigo das doenças periodontais não é a perda dos dentes ou o desenvolvimento de infecções locais. As bactérias que se encontram na boca do animal, através da corrente sanguínea, são levadas para todo o corpo, podendo causar doenças do coração, rins, pulmões, fígado, sistema nervoso central e articulações. Se por acaso o animal já tiver uma lesão prévia em algum destes locais, a probabilidade de instalação das bactérias junto a eles é muito grande. Estudos científicos apontam as bactérias do tártaro como os mais freqüentes aceleradores dos processos de insuficiência renal e cardíaca em cães.
Normalmente, todo animal contém em sua boca uma flora bacteriana. Estas bactérias se aderem aos dentes formando a placa bacteriana que aos poucos forma as placas de tártaro. A quantidade de placas de tártaro nos animais varia de acordo com a idade, dieta e principalmente de sua resposta imunológica. O desenvolvimento de tártaro contribui para o surgimento das doenças periodontais conhecidas como gengivite e periodontite. Na gengivite há comprometimento somente das gengivas que se tornam avermelhadas e inchadas, podendo até sangrar ao toque. Este estágio é reversível, e se o animal for submetido a uma limpeza de tártaro seus dentes ficarão limpos e a gengiva retornará ao normal. Já quando começam a aparecer infecções gengivais, exposição da raiz do dente e retração ou crescimento desordenado da gengiva (hiperplasia gengival) está caracterizada a periodontite. Este estágio é irreversível e mesmo após o tratamento o animal ficará com as raízes dos dentes expostas. Dependendo do estágio da doença o animal poderá estar sentindo dor e com isso poderá deixar de se alimentar e ficar mais triste.
Por estes motivos, assim que você tiver uma chance, verifique a boca de seu cão e/ou do seu gato. O tratamento é simples e rápido: TARTARECTOMIA, ou seja, extração de tártaro. A saúde bucal deve ser valorizada. É muito importante que nos asseguremos de que nossos animais estão confortáveis e com o máximo de qualidade de vida possível.
Glauber Leal Martins – CRMV-RJ 9658
e-mail: glaubervet@yahoo.com
Imagem: discsfordogs.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário