quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CAMPO DE SÃO BENTO (5): O CAMPO TAMBÉM É CULTURA

Chupetinha e tringuilim
O som da matraca ecoa na alameda principal. Há 38 anos este sinal anuncia que o ambulante Vicente Renato chegou com a chupetinha e o tringuilim. A chupetinha é um pirulito à base de água e açúcar, que vem fazendo a alegria das crianças há mais de cinquenta anos. E o triguilim é um biscoito caseiro, muito fino, feito na chapa e enrolado como charuto.
“Vim de Minas Gerais aos nove anos para ajudar o antigo ambulante na tarefa de vender as balas. Quando ele ficou doente, me vendeu a receita” explicou Vicente.
Enquanto conversava, atendia os fregueses que chegavam: um queria pirulito do fluminense, outro do flamengo. “Antigamente só tinha pirulito de caramelo, como calda de pudim. Hoje eu faço de cores e sabores diferentes: tem de uva, de morango e de abacaxi. Misturando os sabores faço os pirulitos com cores dos times”, declara.
Vicente confidenciou como dá cor e sabor aos pirulitos, mas preferi manter o segredo.

O Centro Cultural
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Niterói, pode acolher a mais de um evento por vez e funciona: segundas, das 13 às 17 h, de terça a sexta, das 10 às 17 h, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 15 h.
Em sua parte externa, abriga, vez por outra, eventos não ligados às artes plásticas, como a apresentação da Orquestra Jovem de Niterói (foto).
Imagem: Rafael Sardenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário