sexta-feira, 12 de outubro de 2012

QUAL O PAPEL DO ATLÂNTICO NOS DESASTRES NATURAIS QUE AFETAM AMÉRICA DO SUL E ÁFRICA?

A fim de entender melhor o papel e os mecanismos que controlam a variabilidade do Atlântico Tropical, pesquisadores e dirigentes de instituições brasileiras e estrangeiras estão reunidos no Marrocos, África, desde o dia 9, no encontro promovido pelo Institut de Recherche pour Le Dévelopement (IRD) - Locean, por meio de suas agências, instalada em diversos países, como Senegal, Mauritânia, Brasil e Marrocos, além da UFF, da Universidade Ibn Zuhr de Agadir e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe-Brasil). 
O objetivo do encontro é a adoção de uma abordagem integrada de dados e conhecimentos sobre ambos os lados do Atlântico Tropical. Esses estudos têm sido incentivados pelo interesse comum entre França, Brasil, Senegal, Mauritânia e Marrocos de dar algumas respostas sobre o papel desse aceano, na frequência e intensidade dos desastres naturais (secas e inundações) que afetam a África e a América do Sul. 
A partir dessa cooperação, que está sendo chamada de tripartite, "França, Brasil e Norte da África" e que inclui, até o momento Marrocos, Senegal e Mauritânia, devem se iniciar as atividades do projeto "Primo - Presentes e Futuros Desastres Naturais em Regiões Tropicais e Subtropicais e do Brasil: Observações e Modelagem". 
A UFF é sede do Laboratório Misto do IRD para a América do Sul, que funciona no Departamento de Geoquímica do Instituto de Química, que já possui tradição nessa área de meio ambiente e ciências do mar, assim como nos estudos sobre paleoclima e mudanças globais. 
A UFF também fará um convênio específico com a Universidade de Agadir para mobilidade estudantil e pesquisa voltada para mudanças climáticas.
Fonte: UFF
Imagem: cedida pela SCS/UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário