segunda-feira, 15 de outubro de 2012

IMAGENS E PALAVRAS: DESENHOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

A etiqueta histórias em quadrinhos define a linguagem marcada pela intersecção texto e imagem, cuja estrutura (quadros, personagens, cenários) é repetida em sequências que vão desde a tira (quadros justapostos em uma linha) à página, ao livro. Objeto costumeiramente visto como de consumo de massa e, por conseguinte, de desqualificado valor artístico, os quadrinhos surgem no século XX e mimetizam sua evolução, assumindo papel de meio de comunicação a suporte para um novo campo de expressão artística. 
Literatura, cinema, grafite, artes plásticas, histórias em quadrinhos são linguagens autônomas, cada uma com seus códigos e receptividade. Imagens em texto e textos e imagens, criam realidades – e as recriam. 
Celebrando IMAGENS E PALAVRAS, a Aliança Francesa de Niterói convida a todos a participarem do primeiro encontro sobre Ilustração, quadrinhos e desenho de humor na Aliança Francesa de Niterói. Oficinas, mesa-redonda, exposição e encontros sobre quadrinhos niteroienses, franceses e além. 
Uma semana de programação variada com um momento forte: quinta-feita 18 de Outubro, às 19h, com a inauguração da exposição “IMAGENS E PALAVRAS”: Desenhos que contam histórias com o trabalho de 10 artistas que guardam entre si um elo criativo em comum: todos partem do texto como elemento essencial de seus trabalhos. 
São ilustradores, quadrinistas, cartunistas, caricaturistas, enfim, todos eles desenhistas únicos, originais e multifacetados. Em suas obras buscam estabelecer uma comunicação com o leitor pela combinação inteligente de imagens e palavras, conquistando assim a atenção do seu olhar, seja pela singeleza do traço, pelo envolvimento da narrativa, seja pela profundidade do conceito ou até pela graça e sutileza da piada. 
Esta é uma arte criada não para as paredes das galerias ou museus, mas sim para a comunicação de massa, pela via impressa ou pela internet. Seu objetivo é estimular a curiosidade do público, provocar emoções e claro, cutucar seu intelecto e divertir. PARTICIPAÇÃO DE ILUSTRADORES 
Renato Alarcão 
Eduardo Arruda 
Bruno Drummond 
Elcerdo 
Igor Machado 
Lya Alves
Mario Alberto 
Pablo Carranza 
Pedro de Luna 
Stêvs
Miton Joffily 
Plinio Fuentes 
Lorena Kaz 
PROGRAMA 
TERÇA 16 DE OUTUBRO LANÇAMENTO DO LIVRO “MON HÉROS DE LA PAIX 
Projeto da “Missão é de paz” 
Local: Midiateca AF Niterói 
HORA: 19h 
QUARTA 17 DE OUTUBRO EXPOSIÇÃO « ILS RÊVENT LE MONDE » / “Sonham o mundo” 
A exposição se propõe compartilhar as imagens resultantes dessas epopeias fantásticas através de um histórico das HQs (“Bande Dessinée”) francófanas e uma serie de ilustrações inéditas realizadas por alguns dos mais prestigiosos desenhistas do gênero. 
Local: Parthenon 
HORA: 19h 
QUINTA 18 DE OUTUBRO INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO “IMAGENS E PALABRAS” Encontros com criadores de arte narrativa que debaterão sobre os desafios de combinar texto e imagem: Renato Alarcão, Lya Alves: Guerreros, Pedro Luna e Elcerdo 
Local: AF Niterói 
HORA: 19h 
Coquetel 
DOMINGO 21 DE OUTUBRO OFICINA DE GRAFITE 
Com Lya Alves. Publico: a partir de 14 anos 
Inscrição na Aliança Francesa de Niterói 
Local: Campo São Bento 
HORA: 10h 
Gratuito
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário