Você provavelmente já escutou alguém reclamar de dores no Ciático. Outros sofrem com dores nas pernas e não sabem que se trata de um quadro de Ciatalgia . Mas, afinal, você conhece o nervo Ciático? Responsável pelo controle de articulações e músculos dos membros inferiores, o nervo Ciático é o mais longo do corpo, estendendo-se da lombar ao “dedão do pé” (hálux). Contudo, costuma ser lembrado mais pelas dores e desconfortos gerados por ele, do que pelo seu comprimento.
A dor ciática geralmente esta associada à musculatura do glúteo, o músculo piriforme, que comprime o nervo por encontrar-se encurtado ou mesmo tenso. Outras causas comuns são problemas na região lombar, principalmente hérnias de disco.
O método Pilates apresenta-se como importante ferramenta no combate às dores no Ciático, promovendo alongamento muscular e estabilização da coluna. A variedade de exercícios do método Pilates promove consciência corporal, integrando e fortalecendo o centro de força (músculos abdominais, períneo e multífidos), tornando os movimentos mais eficientes, e reduzindo a exigência das regiões lesionadas.
Lembre-se que quando há dor presente, é importante buscar um profissional qualificado, que entenda o processo da doença, para não promover mais danos à coluna vertebral.
“O método Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito." Joseph H. Pilates
Dra. Claire Machado e Dr. Gustavo Campos (Fisioterapeutas)
Expressão do Corpo - Estúdio de Pilates
Rua Lopes Trovão, 52 - sala 704 – Icaraí - Niterói
Tels.: 3701-1816 / 8482-4731
Fonte: Jornal EI!
Imagem: Rafael Sardenberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário