sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CAMINHADA ROSA VAI COLORIR PRAIA DE ICARAÍ

Ideia é mobilizar contra o câncer de mama 

Neste sábado (27/10) acontece a Caminhada Rosa, que deve reunir mulheres e homens de todas as idades contra o câncer de mama. A concentração será às 9h, no calçadão da Praia de Icaraí, em frente à academia Tio Sam, idealizadora da campanha em Niterói. No local haverá tenda de serviços de saúde e uma aula especial de zumba, dança-malhação, além de distribuição de 5 mil laços, símbolo da campanha e um lanche saudável. São esperadas pelo menos 200 pessoas, que devem usar, preferencialmente, a cor rosa nas roupas, unhas ou sombrinhas. A caminhada será o último evento da campanha Outubro Rosa Niterói, mas vai até o último dia do mês a iluminação especial dos prédios públicos, shoppings, academias, hotéis, lojas e outros locais que aderiram ao movimento. Entre eles, Câmara de Vereadores, Teatro Municipal e Bay Market. O objetivo é chamar atenção para a necessidade de cuidados contra o tipo de câncer que mais mata mulheres. 
Diagnosticar precocemente um tumor é fundamental para a cura. Estima-se que 80% dos casos são diagnosticados pela própria pessoa, através do autoexame. Mas somente 20% das mulheres tem este autocuidado corporal. O câncer de mama é a terceira maior causa de morte entre as mulheres (12,32%), atrás das doenças do coração e dos traumas. Mas a doença também atinge cada vez mais homens e idosos. Fazer mamografia de graça, na rede pública, é um direito assegurado por lei, mas nem sempre garantido por falta do aparelho mamógrafo em número suficiente, na maioria das cidades. Segundo o INCa, este ano serão diagnosticados 52.680 novos casos e ocorrerão 11.969 mortes. Vale lembrar que 53,7% da população de Niterói são de mulheres, das quais 13,75% têm mais de 60 anos, faixa etária em que aumentam os riscos de surgimento de tumores. 
Outubro Rosa Niterói é uma iniciativa da empresária Silvia Calil/Tio Sam Gym Center, tem apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia e como parceiros, Adama, Quality Hotel Niterói, Instituto Vital Brazil, Petrus Sushi Club, Clínicas Boutique Age e SEACOR, Creche TAK Igreja de Deus, lojas Thernura, Mínimo Essencial, DominóRio e Oceanfarma e shoppings IFashion e Icaraí. 
Desde o início do mês, ocorreram seis palestras, serviços de saúde, lançamento de livro, corte de cabelo e futebol com jogadores profissionais vestindo a camiseta do Outubro Rosa Niterói. Cerca de mil pessoas já participaram. 
Saiba mais em facebook.com/outubrorosaniteroi
Imagem: cedida por Adriana Pizzotti e Beth Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário